DESLOCAMENTO DE CULTURA: UMA ANÁLISE DO FILME 1 FRANCO, 14 PESETAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.39952Keywords:
Ensino de língua estrangeira, filme, deslocamento de culturaAbstract
Este artigo apresenta uma análise do filme espanhol 1 Franco, 14 Pesetas a partir da concepção Bakhtiniana de linguagem e de três categorias de deslocamento cultural – duplicação do outro, construções híbridas e exotopia – que representam os movimentos de aproximação de uma família espanhola com a cultura suíça. A análise tem como objetivo demonstrar como a utilização de filmes no ensino de língua estrangeira pode auxiliar em uma maior compreensão da cultura do outro. A partir do encontro com a outra cultura, o aluno é levado a repensar os próprios valores e evitar generalizações e estereótipos comuns no ensino-aprendizagem de línguas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.