ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DAS COMPETÊNCIAS EM UM TEXTO INSTITUTIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9978Palavras-chave:
análise lingüístico-discursiva, Interacionismo Sóciodiscursivo, Curso de Letras, textos institucionais, Diretrizes Curriculares, prescrições.Resumo
Neste artigo apresento uma análise lingüístico-discursiva de um texto institucional – a Parte 2 das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras - objetivando discutir e refletir sobre as prescrições à formação do futuro profissional da área de Letras a partir das competências e habilidades preconizadas por tal documento e, em última instância, avançar na compreensão das relações entre linguagem e trabalho educacional. Esta análise interpretativa de um texto sobre o trabalho educacional foi desenvolvida sob a perspectiva do interacionismo sóciodiscursivo e com os procedimentos de análise de Bronckart e Machado (2004). Revela que as prescrições são textualizadas de forma vaga, e atemporal, deixando transparecer a representação de um profissional ideal, capacitado com competências e habilidades de forma ampla e completa sem, no entanto, explicitar como essa capacitação deve ocorrer.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.