ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DAS COMPETÊNCIAS EM UM TEXTO INSTITUTIONAL

Autores

  • Gladys Quevedo-Camargo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9978

Palavras-chave:

análise lingüístico-discursiva, Interacionismo Sóciodiscursivo, Curso de Letras, textos institucionais, Diretrizes Curriculares, prescrições.

Resumo

Neste artigo apresento uma análise lingüístico-discursiva de um texto institucional – a Parte 2 das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras - objetivando discutir e refletir sobre as prescrições à formação do futuro profissional da área de Letras a partir das competências e habilidades preconizadas por tal documento e, em última instância, avançar na compreensão das relações entre linguagem e trabalho educacional. Esta análise interpretativa de um texto sobre o trabalho educacional foi desenvolvida sob a perspectiva do interacionismo sóciodiscursivo e com os procedimentos de análise de Bronckart e Machado (2004). Revela que as prescrições são textualizadas de forma vaga, e atemporal, deixando transparecer a representação de um profissional ideal, capacitado com competências e habilidades de forma ampla e completa sem, no entanto, explicitar como essa capacitação deve ocorrer.

Biografia do Autor

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina e professora da área de inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas nessa mesma universidade.

Downloads

Como Citar

Quevedo-Camargo, G. (2007). ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DAS COMPETÊNCIAS EM UM TEXTO INSTITUTIONAL. Revista X, 2(0.2007). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9978

Edição

Seção

Artigos para número atemático