Gerenciando as intensidades emocionais de estudantes com altas hablidades/superdotação através de práticas de mindfulness
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95433Palavras-chave:
Dabrowski, Emoção, Altas Habilidades/Superdotação, MindfulnessResumo
As intensidades emocionais de estudantes com altas habilidades/superdotação afetam não apenas seu aprendizado, mas também a forma como vivem e enxergam o mundo. Este artigo examina a Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski para explorar o mundo interior de pessoas com altas habilidades/superdotação. Os cinco níveis de desenvolvimento e as cinco sobre-excitabilidades de Dabrowski representam uma abundância de energia física, sensorial, criativa, intelectual e emocional que causa turbulência interna, mas que também pode levar a iniciativas criativas. Os benefícios da prática de mindfulness para atender às necessidades emocionais de estudantes com altas habilidades/superdotação são apresentados com exemplos de escuta profunda, gratidão e storytelling como práticas de mindfulness. Um projeto final de storytelling ilustra a integração da escuta profunda e da gratidão, além de seu efeito sobre o senso de identidade de estudantes com altas habilidades/superdotação.
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