O contexto importa na educação de pessoas com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95430Palavras-chave:
Educação geral e para pessoas com altas habilidades/ superdotação, Expertise, Socioconstrutivismo e pesquisa, Altas habilidades/SuperdotaçãoResumo
As contribuições acadêmicas de Bruce M. Shore na área de educação e altas habilidades/superdotação têm se concentrado em três contextos que impactam a compreensão das altas habilidades/superdotação e os ambientes instrucionais que atendem às necessidades educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação. Este artigo descreve essas contribuições e fornece exemplos selecionados, além de uma Bibliografia Suplementar On-line mais completa. Em primeiro lugar, as altas habilidades/superdotação se beneficiam da conceitualização em termos de teorias que abordam o desenvolvimento de expertise. Em meio a paralelos entre experts e pessoas com altas habilidades/superdotação destacam-se a interconectividade do conhecimento, os processos metacognitivos, a tomada de perspectiva, os papéis de aprendizagem ativa, a afinidade por novidades e complexidade e a representação e planejamento de tarefas. A pesquisa ilustrativa é descrita desde a idade pré-escolar até a do ensino superior e inclui conexões com pesquisas sobre criatividade. Em segundo lugar, a educação para pessoas com altas habilidades/superdotação se beneficia quando guiada pela teoria socioconstrutivista da educação e por sua expressão na instrução baseada na pesquisa. Exemplos incluem elaborações a partir de interesses do aluno, formulação de perguntas, pesquisa colaborativa e papéis de aprendizagem ativa. Práticas instrucionais específicas desejáveis foram enquadradas pelas teorias acima e pela consideração do contexto das melhores práticas e das mais amplamente recomendadas, com respectiva fundamentação em pesquisa. Por fim, em terceiro lugar, a educação para pessoas com altas habilidades/superdotação, em todos os níveis — incluindo o ensino superior e a formação de professores —, precisa ser um elemento inerente ao contexto da educação geral. A maioria das práticas específicas da educação para pessoas com altas habilidades/ superdotação também funciona na educação geral, incluindo o aprendizado de habilidades de alto nível dentro do tema de estudo. São citados dezenove exemplos de como a educação para pessoas com altas habilidades/superdotação contribui para a qualidade da educação geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.