A importância primária da experiência interior das altas habilidades/superdotação (AH/SD)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95427Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Dupla Excepcionalidade, TDAH, Teoria da Desintegração PositivaResumo
Baseado em meu trabalho autoetnográfico, este artigo revela as consequências de privilegiar um foco no desempenho acadêmico em detrimento da importância da experiência interior das altas habilidades/superdotação (AH/SD). Na minha infância, o fato de ter sido identificada como uma criança com AH/SD, mas não ter a consciência do que isso realmente significava, criou um grande conflito interior, no qual eu tinha que lidar com o sentimento de me sentir muito diferente e dissonante em relação à norma. Já adulta, descobri que a teoria da desintegração positiva de Dąbrowski proporciona um quadro teórico para o entendimento do poder do desenvolvimento multinível. A falta de orientações adequadas que me ajudassem a entender que meus diferenciais eram indicadores de um forte potencial de desenvolvimento – e não de transtornos mentais – resultou em duas décadas de tratamento médico inapropriado. Ignorar ou negar suas experiências interiores é uma injustiça para os indivíduos com AH/SD de todas as idades.
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