Paralelismos, sinergias e contradições na relação entre educação especial, educação de alunos com altas habilidades/superdotação e educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95423Palavras-chave:
Altas Habilidades, Superdotação, Inclusão, Educação EspecialResumo
A Educação Especial e a Educação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação são dois campos que se desenvolveram paralelamente: o primeiro lidando principalmente com pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais especiais, o segundo com uma pequena porcentagem de alunos com altas habilidades. Embora a Educação de alunos com Superdotação possa ser considerada um ramo da área mais abrangente denominada Educação Especial, ela se configura de maneira autônoma em termos de métodos e objetivos. No entanto, as duas áreas compartilham o debate dominante sobre inclusão escolar como uma direção comum na educação contemporânea. Esta contribuição aborda, do ponto de vista da investigação nacional e internacional, a intersecção de questões históricas, normativas, teóricas e operacionais entre a Educação Especial e a Educação de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, com o objetivo de identificar questões críticas concernentes às duas áreas e os possíveis desenvolvimentos em relação à Educação Inclusiva.
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