Design e análise de um curso online de letramento em avaliação (de línguas) para professores de espanhol à luz do MODE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94934Palavras-chave:
Letramento em avaliação, MOOC, Língua espanhola, Formação continuada.Resumo
Estudos brasileiros sobre design de materiais digitais voltados ao ensino de línguas adicionais vêm sendo desenvolvidos na área da Linguística Aplicada, especificamente na subárea de Linguagem e Tecnologias.Desse modo, o objetivo do presente estudo consiste emanalisar a proposta de um curso MOOC de letramento em avaliação (de línguas) voltado para professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) do Brasil a partir do framework MoDE. Os pressupostos que sustentam esta pesquisa tratam sobre a Educação Aberta (FERREIRA, CORRÊA, 2019; FURTADO, 2019) e os MOOCs (BARIN, BASTOS, 2013; AMORÓS-NEGRÉ, RECIO DIEGO, TOMÉ CORNEJO, 2018; FONTANA, LEFFA, 2018), a avaliação (FERNANDES,2019, 2021, 2023; LUCKESI, 2011; DAMACENA E QUEVEDO-CAMARGO, 2021) e o framework MoDE (REIS, 2021). Como metodologia, adotamos o estudo de caso, de abordagem qualitativa, como forma de analisar as etapas de desenvolvimento do curso intitulado “Letramento em avaliação para professores de espanhol como língua adicional”.Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, concluiu-se que as fases do MoDE contribuíram para a análise do design piloto e a definição do redesign de um curso de concepção MOOC sobre avaliação para docentes de espanhol em serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

