Design e análise de um curso online de letramento em avaliação (de línguas) para professores de espanhol à luz do MODE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94934Palabras clave:
Letramento em avaliação, MOOC, Língua espanhola, Formação continuada.Resumen
Estudos brasileiros sobre design de materiais digitais voltados ao ensino de línguas adicionais vêm sendo desenvolvidos na área da Linguística Aplicada, especificamente na subárea de Linguagem e Tecnologias.Desse modo, o objetivo do presente estudo consiste emanalisar a proposta de um curso MOOC de letramento em avaliação (de línguas) voltado para professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) do Brasil a partir do framework MoDE. Os pressupostos que sustentam esta pesquisa tratam sobre a Educação Aberta (FERREIRA, CORRÊA, 2019; FURTADO, 2019) e os MOOCs (BARIN, BASTOS, 2013; AMORÓS-NEGRÉ, RECIO DIEGO, TOMÉ CORNEJO, 2018; FONTANA, LEFFA, 2018), a avaliação (FERNANDES,2019, 2021, 2023; LUCKESI, 2011; DAMACENA E QUEVEDO-CAMARGO, 2021) e o framework MoDE (REIS, 2021). Como metodologia, adotamos o estudo de caso, de abordagem qualitativa, como forma de analisar as etapas de desenvolvimento do curso intitulado “Letramento em avaliação para professores de espanhol como língua adicional”.Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, concluiu-se que as fases do MoDE contribuíram para a análise do design piloto e a definição do redesign de um curso de concepção MOOC sobre avaliação para docentes de espanhol em serviço.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

