Design e análise de um curso online de letramento em avaliação (de línguas) para professores de espanhol à luz do MODE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94934

Palavras-chave:

Letramento em avaliação, MOOC, Língua espanhola, Formação continuada.

Resumo

Estudos brasileiros sobre design de materiais digitais voltados ao ensino de línguas adicionais vêm sendo desenvolvidos na área da Linguística Aplicada, especificamente na subárea de Linguagem e Tecnologias.Desse modo, o objetivo do presente estudo consiste emanalisar a proposta de um curso MOOC de letramento em avaliação (de línguas) voltado para professores de Espanhol como Língua Adicional (ELA) do Brasil a partir do framework MoDE. Os pressupostos que sustentam esta pesquisa tratam sobre a Educação Aberta (FERREIRA, CORRÊA, 2019; FURTADO, 2019) e os MOOCs (BARIN, BASTOS, 2013; AMORÓS-NEGRÉ, RECIO DIEGO, TOMÉ CORNEJO, 2018; FONTANA, LEFFA, 2018), a avaliação (FERNANDES,2019, 2021, 2023; LUCKESI, 2011; DAMACENA E QUEVEDO-CAMARGO, 2021) e o framework MoDE (REIS, 2021). Como metodologia, adotamos o estudo de caso, de abordagem qualitativa, como forma de analisar as etapas de desenvolvimento do curso intitulado “Letramento em avaliação para professores de espanhol como língua adicional”.Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, concluiu-se que as fases do MoDE contribuíram para a análise do design piloto e a definição do redesign de um curso de concepção MOOC sobre avaliação para docentes de espanhol em serviço.

Biografia do Autor

Marcella Nascimento Fernandes, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutoranda em Arte e Humanidades - Espanhol: pesquisa avançada em Língua e Literatura pela Universidade de Salamanca - USAL. Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Revisão de Texto pela Universidade Cândido Mendes - UCM. Graduada em Letras - Espanhol e Letras - Português pela Universidade de Brasília - UnB. Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal de Brasília - IFB - Campus Ceilândia, Editora Assistente da Revista Horizontes de Linguística Aplicada, membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas Letramento em Avaliação de Línguas (GEP-LALIS-UnB) e Educação de Professores de Línguas e em Avaliação (GEPEPLA - UnB) e e vice-líder do Grupo de Pesquisa Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (LAFOPE - IFB). Pesquisa nas seguintes áreas: linguística aplicada, formação inicial e continuada de professores, espanhol como língua estrangeira/adicional, letramento em avaliação (de línguas).

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Letras - Espanhol (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (UFSM); Mestra em Ensino de Línguas (UFSM); Doutoranda em Letras (UFSM). Atualmente, é professora substituta no curso de Letras - Espanhola (UFSM) e tutora no curso de Letras - Espanhol (UAB/UFSM).

Janaina Faria Cardoso Maia, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura (PROMEL) na linha de pesquisa Discurso e Representação Social da universidade Federal de São João del-Rei, é professora efetiva de Língua Espanhola e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus São João del-Rei. Atualmente, é coordenadora-adjunta do projeto extensionista ? Espanhol para Todos?. Já atuou como coordenadora geral de extensão do campus supramencionado. É especialista em Metodologia do ensino da Língua Espanhola pela Faculdade do Noroeste de Minas e graduada em Letras pelo Centro Universitário de Formiga. Possui interesses extensionistas e de pesquisa na área de ensino/aprendizagem e formação de professores de Língua Espanhola; Relações étnico-raciais ; Análise Crítica do Discurso; Linguística Sistêmico-Funcional; Sistema de Avaliatividade.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Fernandes, M. N., Linhati, S. T., & Maia, J. F. C. (2024). Design e análise de um curso online de letramento em avaliação (de línguas) para professores de espanhol à luz do MODE. Revista X, 19(2), 275–294. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94934

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024