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Letramento em avaliação na perspectiva da justiça social para educadores de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Helena Vitalina Selbach, Ana Luiza Zambaldi

Resumo


Este artigo traz reflexões sobre a importância do letramento em avaliação na aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com crianças, especialmente no contexto da crescente presença de alunos migrantes internacionais em salas de aula brasileiras. Destaca-se a necessidade de discutirmos a avaliação de línguas adicionais com crianças (Magiolo; Tonelli, 2022) na perspectiva da justiça social (Shohamy, 2022), especialmente de PLAc, para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os oriundos de contextos migratórios (Freire, 1997; Sampaio; Leite, 2022). A reflexão proposta visa contribuir para a discussão sobre práticas avaliativas mais inclusivas e culturalmente sensíveis, garantindo oportunidades equitativas de sucesso educacional para todos os alunos.

Palavras-chave


Português como Língua de Acolhimento; avaliação com crianças; letramento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94817