Letramento em avaliação na perspectiva da justiça social para educadores de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94817Palabras clave:
Português como Língua de Acolhimento, avaliação com crianças, letramento.Resumen
Este artigo traz reflexões sobre a importância do letramento em avaliação na aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com crianças, especialmente no contexto da crescente presença de alunos migrantes internacionais em salas de aula brasileiras. Destaca-se a necessidade de discutirmos a avaliação de línguas adicionais com crianças (Magiolo; Tonelli, 2022) na perspectiva da justiça social (Shohamy, 2022), especialmente de PLAc, para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os oriundos de contextos migratórios (Freire, 1997; Sampaio; Leite, 2022). A reflexão proposta visa contribuir para a discussão sobre práticas avaliativas mais inclusivas e culturalmente sensíveis, garantindo oportunidades equitativas de sucesso educacional para todos os alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

