Letramento em avaliação na perspectiva da justiça social para educadores de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-5102-5847
  • Helena Vitalina Selbach Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Luiza Zambaldi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94817

Palavras-chave:

Português como Língua de Acolhimento, avaliação com crianças, letramento.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a importância do letramento em avaliação na aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com crianças, especialmente no contexto da crescente presença de alunos migrantes internacionais em salas de aula brasileiras. Destaca-se a necessidade de discutirmos a avaliação de línguas adicionais com crianças (Magiolo; Tonelli, 2022) na perspectiva da justiça social (Shohamy, 2022), especialmente de PLAc, para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os oriundos de contextos migratórios (Freire, 1997; Sampaio; Leite, 2022). A reflexão proposta visa contribuir para a discussão sobre práticas avaliativas mais inclusivas e culturalmente sensíveis, garantindo oportunidades equitativas de sucesso educacional para todos os alunos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra (UNIGE). Doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ana Luiza Zambaldi, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Gestão Escolar (2012), Direito de Família e Sucessões (2019) e Educação (2022). Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017).

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Tonelli, J. R. A., Selbach, H. V., & Zambaldi, A. L. (2024). Letramento em avaliação na perspectiva da justiça social para educadores de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais. Revista X, 19(2), 353–378. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94817

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024