A visão funcional da linguagem na formação docente e seus reflexos nos métodos avaliativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94684

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Formação Docente, Avaliação, Funcionalismo Linguístico.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de formação docente específica para professores de língua com enfoque na abordagem funcionalista linguística. Essa abordagem ressalta a importância de compreender a linguagem como uma ferramenta de comunicação que desempenha funções específicas em contextos sociais. Além disso, explora-se nesta investigação maneiras de aplicar o funcionalismo linguístico em práticas de sala de aula, com foco em alunos dos ensinos fundamental e médio, bem como a integração de métodos avaliativos alinhados a essa perspectiva. Ainda no que se refere aos métodos avaliativos, este trabalho apresenta um formato de avaliação por trilha de aprendizagem, um exemplo de método aplicado no contexto de aulas remotas devido ao cenário pandêmico, mas que se valida como método avaliativo de sucesso nas aulas presenciais. Além do Funcionalismo Linguístico, como fundamentação teórica para as questões relativas à avaliação vai-se a Hoffmann (1994), Luckesi (2012) e Perrenoud (2007), dentre outros. O que se observa no alinhamento de tais propostas, seja nas aulas de língua, seja na avaliação por trilha de aprendizagem, é uma prática pedagógica mais voltada ao trabalho com a língua em uso, além de participação mais autônoma dos estudantes, em contextos de aprendizagem significativos e emancipadores.

Biografia do Autor

Camila Marson, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, São Paulo

Doutoranda em Letras pela UPM. Pesquisa com ênfase em ensino de língua portuguesa e formação docente.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Marson, C. (2024). A visão funcional da linguagem na formação docente e seus reflexos nos métodos avaliativos. Revista X, 19(2), 407–435. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94684

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024