PIBID de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: Um olhar para a desigualdade de gênero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90625

Palabras clave:

Pibid, Ensino de Português, EJA.

Resumen

Objetivamos relatar e discutir uma sequência de aulas de língua portuguesa sobre a temática Desigualdade de Gênero, desenvolvida numa turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no contexto do Pibid de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás. Com relação à finalidade de ampliar o conhecimento de mundo e a leitura crítica dos alunos, propusemos um ensino dialógico e reflexivo, explorando diferentes gêneros textuais (multimodais) e seu olhar para a temática. Para isso, foram elaborados materiais didáticos que contemplaram as habilidades de oralidade, escuta, leitura e escrita dos alunos. Essa proposta de ensino se mostrou relevante em função de uma demanda dos discentes por atividades de leitura e produção que fossem de seu interesse, estimulassem sua criticidade e ampliasse seu conhecimento da língua em uso nos seus textos. Como resultado, interpretamos que os alunos desenvolveram uma percepção crítica da temática e construíram conhecimentos específicos de língua portuguesa nas suas práticas linguísticas realizadas em sala, expondo e defendendo suas opiniões nas discussões e produções escritas com mais segurança e criticidade.

Biografía del autor/a

Jeniffer Gonçalves do Ó, Universidade Estadual de Goiás

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Participou do Pibid de Língua Portuguesa de 2018 a 2019 como bolsista Capes. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

Ana Luísa Carvalho Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Participou do Pibid de Língua Portuguesa de 2018 a 2019 como bolsista Capes. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

Maria de Lurdes Nazário, Universidade Estadual de Goiás

Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. É professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Atua na área de Letras e Linguística, trabalhando com Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado. Desenvolve o projeto de pesquisa Aprendendo a ensinar língua portuguesa na educação básica: a análise linguística em práticas de leitura e de escrita. Coordenou o Pibid de Língua Portuguesa de 2018 a 2019 e está exercendo essa função novamente de 2022 a 2024.

Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Gonçalves do Ó, J., Rodrigues, A. L. C., & Nazário, M. de L. (2023). PIBID de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: Um olhar para a desigualdade de gênero. Revista X, 18(2), 779–795. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90625