PIBID de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: Um olhar para a desigualdade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90625Palabras clave:
Pibid, Ensino de Português, EJA.Resumen
Objetivamos relatar e discutir uma sequência de aulas de língua portuguesa sobre a temática Desigualdade de Gênero, desenvolvida numa turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no contexto do Pibid de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás. Com relação à finalidade de ampliar o conhecimento de mundo e a leitura crítica dos alunos, propusemos um ensino dialógico e reflexivo, explorando diferentes gêneros textuais (multimodais) e seu olhar para a temática. Para isso, foram elaborados materiais didáticos que contemplaram as habilidades de oralidade, escuta, leitura e escrita dos alunos. Essa proposta de ensino se mostrou relevante em função de uma demanda dos discentes por atividades de leitura e produção que fossem de seu interesse, estimulassem sua criticidade e ampliasse seu conhecimento da língua em uso nos seus textos. Como resultado, interpretamos que os alunos desenvolveram uma percepção crítica da temática e construíram conhecimentos específicos de língua portuguesa nas suas práticas linguísticas realizadas em sala, expondo e defendendo suas opiniões nas discussões e produções escritas com mais segurança e criticidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

