Leitores/autores em práticas de letramentos literários
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88000Palavras-chave:
Letramentos literários, Autoria, Leitores, Autores, Ensino de literaturaResumo
O artigo procura desenvolver caminhos possíveis de pesquisa em práticas de letramentos literários, considerando, principalmente, o contexto profissional do professor-pesquisador inserido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para isso, estabelece uma compreensão dos letramentos literários, ao eleger conceitos tanto da tradição acerca do ensino de literatura no Brasil, quanto de estudos que procuram estabelecer uma adequada compreensão do termo “letramentos literários” e das práticas que designa. Nesse ponto, reivindica a necessidade de incluir as autorias estudantis em resposta à leitura literária como estratégia para instituir a literatura na vida social da comunidade escolar. Para viabilizar essa perspectiva, propõe-se uma série de Produtos Educacionais (PE), gênero textual acadêmico catalisador, produzido em mestrados profissionais que vem sendo definido em estudos referenciados. O trabalho de proposição de práticas de ensino de literatura em escolas, com base na perspectiva dos letramentos literários, encontra, portanto, na categoria dos leitores/autores um possível caminho inicial para o reconhecimento de escolas como instituições literárias na comunidade a que servem e no território que ocupam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

