A referência ao discurso de outrem e persuasão acadêmica na introdução de artigos científicos de iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87999

Palavras-chave:

Discurso de outrem, Persuasão acadêmica, Introdução, Iniciantes.

Resumo

O discurso de outrem é um recurso de linguagem do qual os pesquisadores se utilizam para referenciar seus pares e construir conhecimento científico. Além de sua dimensão dialógica, referir-se ao discurso de outrem desempenha papel fundamental na persuasão acadêmica. Por assim entendemos e considerando o propósito de conhecer especificidades que caracterizam a escrita científica de pesquisadores iniciantes, objetivamos, neste trabalho, examinar formas e funções da referência ao discurso de outrem e o papel delas na persuasão acadêmica na introdução de artigos científicos produzidos por estudantes de iniciação científica. Como ancoragens teóricas, assumimos trabalhos que discutem a escrita acadêmico-científica em perspectiva sóciorretórica e enunciativo-discursiva. Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza interpretativa e abordagem qualitativa. O corpus de análise se constitui de 20 seções de introdução de artigos científicos produzidos por estudantes de iniciação científica da área de Linguística publicados em um periódico científico. As análises apontam que, na introdução dos artigos, os iniciantes mobilizam diversas formas e funções de referência ao discurso de outrem. Apontam ainda uma forte ausência de palavras de outrem para sustentar afirmações e definições feitas pelos iniciantes, o que acaba comprometendo a força persuasiva de seus dizeres nessa seção.

Biografia do Autor

Vitor Vilar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Letras/Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros. Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

Anny Angélica de Assis Maia de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Gradução em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2022). Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutoranda e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2022). Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2016). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Vilar, V., Lima, A. A. de A. M. de, Silva, N. K. de O., & Bessa, J. C. R. (2023). A referência ao discurso de outrem e persuasão acadêmica na introdução de artigos científicos de iniciantes. Revista X, 18(1), 166–192. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87999

Edição

Seção

Artigos para número atemático