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A referência ao discurso de outrem e persuasão acadêmica na introdução de artigos científicos de iniciantes

Vitor Vilar, Anny Angélica de Assis Maia de Lima, Nara Karolina de Oliveira Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa

Resumo


O discurso de outrem é um recurso de linguagem do qual os pesquisadores se utilizam para referenciar seus pares e construir conhecimento científico. Além de sua dimensão dialógica, referir-se ao discurso de outrem desempenha papel fundamental na persuasão acadêmica. Por assim entendemos e considerando o propósito de conhecer especificidades que caracterizam a escrita científica de pesquisadores iniciantes, objetivamos, neste trabalho, examinar formas e funções da referência ao discurso de outrem e o papel delas na persuasão acadêmica na introdução de artigos científicos produzidos por estudantes de iniciação científica. Como ancoragens teóricas, assumimos trabalhos que discutem a escrita acadêmico-científica em perspectiva sóciorretórica e enunciativo-discursiva. Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza interpretativa e abordagem qualitativa. O corpus de análise se constitui de 20 seções de introdução de artigos científicos produzidos por estudantes de iniciação científica da área de Linguística publicados em um periódico científico. As análises apontam que, na introdução dos artigos, os iniciantes mobilizam diversas formas e funções de referência ao discurso de outrem. Apontam ainda uma forte ausência de palavras de outrem para sustentar afirmações e definições feitas pelos iniciantes, o que acaba comprometendo a força persuasiva de seus dizeres nessa seção.


Palavras-chave


Discurso de outrem; Persuasão acadêmica; Introdução; Iniciantes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87999