Variação Linguística e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85240Palavras-chave:
Variação Linguística, Compreensão Auditiva, Aspectos Fônicos do Espanhol, Livro Didático.Resumo
Este estudo enfatiza a importância do ensino da variação linguística e a abordagem dos aspectos fônicos do espanhol através de atividades de compreensão auditiva disponíveis na coleção Sentidos en lengua española, de Luciana Freitas e Elzimar Costa, destinada ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, usada na rede pública da cidade de Rio Grande. A pesquisa tem como base os estudos de Moreno-Fernández (2020), Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b) e Lipski (2009), que tratam da variação linguística e a fonologia do espanhol, e de Bagno (2007), que aborda a variação linguística do português brasileiro. A análise demonstrou que as atividades de compreensão auditiva da coleção tinham como foco a exemplificação dos gêneros trabalhados nos capítulos dos livros, e não necessariamente a compreensão oral do que era apresentado nos áudios. Além disso, apesar de evidenciar-se uma diversidade linguística nas gravações, os áudios não tinham o propósito de tratar da variação da fala no espanhol. Diante disso, apresentamos três propostas de atividades complementares aos livros didáticos para mostrar aos professores de LE como desenvolver o ensino do espanhol por meio da compreensão auditiva, trabalhando a variação linguística e os aspectos fônicos do idioma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

