Variação Linguística e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85240

Palavras-chave:

Variação Linguística, Compreensão Auditiva, Aspectos Fônicos do Espanhol, Livro Didático.

Resumo

Este estudo enfatiza a importância do ensino da variação linguística e a abordagem dos aspectos fônicos do espanhol através de atividades de compreensão auditiva disponíveis na coleção Sentidos en lengua española, de Luciana Freitas e Elzimar Costa, destinada ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, usada na rede pública da cidade de Rio Grande. A pesquisa tem como base os estudos de Moreno-Fernández (2020), Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b) e Lipski (2009), que tratam da variação linguística e a fonologia do espanhol, e de Bagno (2007), que aborda a variação linguística do português brasileiro. A análise demonstrou que as atividades de compreensão auditiva da coleção tinham como foco a exemplificação dos gêneros trabalhados nos capítulos dos livros, e não necessariamente a compreensão oral do que era apresentado nos áudios. Além disso, apesar de evidenciar-se uma diversidade linguística nas gravações, os áudios não tinham o propósito de tratar da variação da fala no espanhol. Diante disso, apresentamos três propostas de atividades complementares aos livros didáticos para mostrar aos professores de LE como desenvolver o ensino do espanhol por meio da compreensão auditiva, trabalhando a variação linguística e os aspectos fônicos do idioma.

Biografia do Autor

Kellen Benites de Oliveira Moraes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Letras Habilitação Português, Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018). Especialização em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade Pitágoras Unopar (2020). Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR (2021). Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022).

Luciene Bassols Brisolara, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Letras Habilitação Português, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Pelotas (2001), mestrado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (2006-2007), e pós-doutorado pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é professora associada IlI da Universidade Federal do Rio Grande, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração "Estudos da Linguagem". Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonologia e Sociolinguística Variacionista, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e ensino de espanhol, aquisição de L2, variação linguística e teoria fonológica. É co-autora dos livros "¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios  prácticos" (2014, 2016) e "Curtindo os Sons do Brasil: Fonética do do Português do Brasil para Hispanofalantes" (2017), uma das organizadoras dos livros "Estudos da Linguagem: diferentes olhares" (2016) e "Fonética e fonologia de línguas estrangeiras: subsídios para o ensino" (2020)

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Moraes, K. B. de O., & Brisolara, L. B. (2022). Variação Linguística e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira. Revista X, 17(3), 1002–1030. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85240

Edição

Seção

Artigos para número atemático