Open Journal Systems

A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário

Tatiana Aparecida Ribas Pereira, Clara Dornelles

Resumo


Com as aulas escolares realizadas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, professores da educação básica se viram em uma série de desafios nos anos 2020-2021, entre eles, o de mobilizar o interesse dos jovens pela leitura literária. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita de modo significativo nos anos finais do ensino fundamental, em contexto remoto. Para tanto, elaboramos e analisamos um objeto educacional, explorando as possibilidades de a escrita criativa de fanfictions potencializar o letramento literário. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Cosson (2006, 2021) para sequência expandida e letramento literário; Assis Brasil (2015), Gando e Taufer (2020), Leitão (2008) e Magalhães (2017) para escrita criativa; Jamison (2017), Nascimento (2020) e Vargas (2005) para o gênero fanfiction. Por fim, concluímos que o objeto educacional elaborado associa a escrita criativa ao letramento literário de modo produtivo, especialmente porque se ancora na proposta de construção de uma comunidade de leitores que compartilhem relações singulares com a leitura literária na produção de fanfics. Esperamos que nossa proposta possa incentivar professores a desenvolverem projetos de letramento literário e colaborar para a democratização da prática da escrita criativa no contexto escolar, em diferentes modalidades de ensino.

 

 


Palavras-chave


Escrita criativa; Fanfiction; Letramento literário.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85234