A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85234Palabras clave:
Escrita criativa, Fanfiction, Letramento literário.Resumen
Com as aulas escolares realizadas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, professores da educação básica se viram em uma série de desafios nos anos 2020-2021, entre eles, o de mobilizar o interesse dos jovens pela leitura literária. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita de modo significativo nos anos finais do ensino fundamental, em contexto remoto. Para tanto, elaboramos e analisamos um objeto educacional, explorando as possibilidades de a escrita criativa de fanfictions potencializar o letramento literário. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Cosson (2006, 2021) para sequência expandida e letramento literário; Assis Brasil (2015), Gando e Taufer (2020), Leitão (2008) e Magalhães (2017) para escrita criativa; Jamison (2017), Nascimento (2020) e Vargas (2005) para o gênero fanfiction. Por fim, concluímos que o objeto educacional elaborado associa a escrita criativa ao letramento literário de modo produtivo, especialmente porque se ancora na proposta de construção de uma comunidade de leitores que compartilhem relações singulares com a leitura literária na produção de fanfics. Esperamos que nossa proposta possa incentivar professores a desenvolverem projetos de letramento literário e colaborar para a democratização da prática da escrita criativa no contexto escolar, em diferentes modalidades de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

