A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85234

Palavras-chave:

Escrita criativa, Fanfiction, Letramento literário.

Resumo

Com as aulas escolares realizadas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, professores da educação básica se viram em uma série de desafios nos anos 2020-2021, entre eles, o de mobilizar o interesse dos jovens pela leitura literária. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita de modo significativo nos anos finais do ensino fundamental, em contexto remoto. Para tanto, elaboramos e analisamos um objeto educacional, explorando as possibilidades de a escrita criativa de fanfictions potencializar o letramento literário. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Cosson (2006, 2021) para sequência expandida e letramento literário; Assis Brasil (2015), Gando e Taufer (2020), Leitão (2008) e Magalhães (2017) para escrita criativa; Jamison (2017), Nascimento (2020) e Vargas (2005) para o gênero fanfiction. Por fim, concluímos que o objeto educacional elaborado associa a escrita criativa ao letramento literário de modo produtivo, especialmente porque se ancora na proposta de construção de uma comunidade de leitores que compartilhem relações singulares com a leitura literária na produção de fanfics. Esperamos que nossa proposta possa incentivar professores a desenvolverem projetos de letramento literário e colaborar para a democratização da prática da escrita criativa no contexto escolar, em diferentes modalidades de ensino.

 

 

Biografia do Autor

Tatiana Aparecida Ribas Pereira

Egressa do curso de Letras Português da UNIPAMPA/UAB

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Associada do Curso de Letras/Línguas Adicionais e Respectivas Literaturas e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Ribas Pereira, T. A., & Dornelles, C. (2022). A escrita criativa de fanfics como ferramenta potencializadora do letramento literário. Revista X, 17(3), 773–806. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85234

Edição

Seção

Artigos para número atemático