O Programa Paraná Fala Inglês em uma Universidade pública paranaense: A visão de seus participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82231

Palavras-chave:

Paraná Fala Inglês, Coordenadoras e Professores, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo analisa o Programa Paraná Fala Inglês (PFI), na sua segunda fase, em uma universidade pública do norte-paranaense, sob a perspectiva de seus participantes (coordenadoras e professores). Assim, ele i) examina a visão dos participantes sobre o programa no processo de internacionalização da universidade; ii) analisa suas expectativas iniciais a respeito do PFI e como estas foram sendo (ou não) concretizadas; iii) investiga os pontos positivos e lacunares do programa, de acordo com a perspectiva dos integrantes. Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionários dissertativos e a discussão realizada se embasa em trabalhos acerca da internacionalização (JORDÃO; MARTINEZ, 2015; STALLIVIERI,2002; MARRARA; RODRIGUES, 2016, dentre outros). Os resultados indicam que o programa tem contribuído com a internacionalização acadêmica por meio da oferta de cursos e de editais de mobilidade, além de ser um contexto relevante e diferenciado para a formação docente continuada. Apesar de alguns pontos lacunares apontados, os aspectos positivos se sobressaem e as expectativas de todos os participantes se concretizaram ou foram ressignificadas. 

Biografia do Autor

Flávia Bissi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Graduada no curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é discente do Programa de Pós-Graduação em Letras pela UEM - área de concentração: Estudos Linguísticos e Linha de Pesquisa: Ensino-aprendizagem de línguas. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa Residência Pedagógica de Língua Inglesa e foi integrante do jornal "O Consoante", gêneros em situação de escrita, na universidade supracitada. Além disso, desenvolveu dois Projetos de Iniciação Científica (PIC). O primeiro intitulado "O programa Paraná Fala Inglês em uma universidade pública paranaense: a visão de seus participantes", com foco no programa Paraná Fala Idiomas (PFI). O segundo PIC designado “O Vlog e o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos 8º e 9º anos”. Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Lara Beatriz Zanesco, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Graduada no curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ademais, desenvolveu um Projetos de Iniciação Científica (PIC). Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Possui graduação em Letras Português-Inglês (2002), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunta do curso de Letras e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou o projeto de Letras-inglês do PIBID da UEM e atualmente é coordenadora institucional do Programa Paraná Fala Idiomas-Inglês. Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Bissi de Oliveira, F., Zanesco, L. B., & Cabrini Simões Calvo, L. (2021). O Programa Paraná Fala Inglês em uma Universidade pública paranaense: A visão de seus participantes. Revista X, 16(6), 1510–1527. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82231

Edição

Seção

Artigos para número atemático