Open Journal Systems

O Programa Paraná Fala Inglês em uma Universidade pública paranaense: A visão de seus participantes

Flávia Bissi de Oliveira, Lara Beatriz Zanesco, Luciana Cabrini Simões Calvo

Resumo


Este artigo analisa o Programa Paraná Fala Inglês (PFI), na sua segunda fase, em uma universidade pública do norte-paranaense, sob a perspectiva de seus participantes (coordenadoras e professores). Assim, ele i) examina a visão dos participantes sobre o programa no processo de internacionalização da universidade; ii) analisa suas expectativas iniciais a respeito do PFI e como estas foram sendo (ou não) concretizadas; iii) investiga os pontos positivos e lacunares do programa, de acordo com a perspectiva dos integrantes. Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionários dissertativos e a discussão realizada se embasa em trabalhos acerca da internacionalização (JORDÃO; MARTINEZ, 2015; STALLIVIERI,2002; MARRARA; RODRIGUES, 2016, dentre outros). Os resultados indicam que o programa tem contribuído com a internacionalização acadêmica por meio da oferta de cursos e de editais de mobilidade, além de ser um contexto relevante e diferenciado para a formação docente continuada. Apesar de alguns pontos lacunares apontados, os aspectos positivos se sobressaem e as expectativas de todos os participantes se concretizaram ou foram ressignificadas. 


Palavras-chave


Paraná Fala Inglês; Coordenadoras e Professores; Instituição de Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82231