O Pequeno Príncipe: Uma análise multimodal das obras literária e cinematográfica
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82202Palavras-chave:
O Pequeno Príncipe, Literatura, Cinema, MultimodalidadeResumo
Esse artigo, tendo como corpus as obras literária e cinematográfica O Pequeno Príncipe, busca responder como as múltiplas semioses se articulam na sintaxe visual estabelecendo coerência na construção das narrativas. Nosso objetivo geral é explorar os sistemas semióticos verbal e visual e as suas relações. Os objetivos específicos são: i) perceber quais são os recursos semióticos utilizados no corpus de pesquisa; ii) analisar a localização das entidades no espaço para identificar quais são suas implicações na produção de significados; iii) analisar como os sistemas semióticos são traduzidos de um sistema para o outro como processos sociais. Tomaremos como base teórica principalmente os estudos Kress e van Leeuwen (1996,2006) e de Iedema (2001). Nossa análise aponta que os recursos semióticos usados na construção da narrativa fílmica representam e reafirmam o discurso verbal que conduz a obra literária O pequeno Príncipe, corroborando para a coerência na construção das narrativas.
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