Ser para saber: Os conceitos de língua inglesa nos entremeios das práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82154

Palavras-chave:

Educação Linguística, Ensino de Língua Inglesa, Inglês como Língua Franca

Resumo

Este trabalho objetiva discutir os conceitos de língua inglesa que alicerçam a prática docente em um contexto de ensino regular. Partindo da esquematização de Kumaravadivelu (2006), que propõe três conceitos distintos de língua para se pensarem práticas pedagógicas no ensino de inglês, o texto busca fazer uma análise tanto de documentos nacionais norteadores quanto de entrevistas realizadas com professoras da rede pública e privada de ensino. O percurso investigativo realizado permite refletir que, ainda que se reconheça a importância de enxergar o ensino da língua inglesa a partir de um viés crítico-analítico, especialmente tendo em mente que este é um idioma marcado por processos de colonialidade e violência, a práxis educativa se desenrola através de uma multiplicidade de fatores que, por vezes, encontram-se em posições tensionadas. Nesse sentido, faz-se necessário avançar em formações e repertórios que promovam uma educação linguística em língua inglesa de modo a, ao mesmo tempo, reconhecer o status da língua sem perder de vista os elementos interseccionais que a constituem.

Biografia do Autor

Lucas Cardoso Miquelon, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Graduando de licenciatura em Letras - Inglês/Português pela Universidade de São Paulo e bacharel em Letras - Inglês/Português também pela Universidade de São Paulo (2019), com ênfase em Literaturas e Dramaturgia em Língua Inglesa. Participou de projetos culturais e educacionais acerca das áreas de gênero e sexualidade. Educação, Estudos queer e de sexualidade são as áreas de pesquisa e interesse atuais. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Miquelon, L. C. (2021). Ser para saber: Os conceitos de língua inglesa nos entremeios das práticas pedagógicas. Revista X, 16(6), 1658–1683. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82154

Edição

Seção

Artigos para número atemático