Ser para saber: Os conceitos de língua inglesa nos entremeios das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82154Palavras-chave:
Educação Linguística, Ensino de Língua Inglesa, Inglês como Língua FrancaResumo
Este trabalho objetiva discutir os conceitos de língua inglesa que alicerçam a prática docente em um contexto de ensino regular. Partindo da esquematização de Kumaravadivelu (2006), que propõe três conceitos distintos de língua para se pensarem práticas pedagógicas no ensino de inglês, o texto busca fazer uma análise tanto de documentos nacionais norteadores quanto de entrevistas realizadas com professoras da rede pública e privada de ensino. O percurso investigativo realizado permite refletir que, ainda que se reconheça a importância de enxergar o ensino da língua inglesa a partir de um viés crítico-analítico, especialmente tendo em mente que este é um idioma marcado por processos de colonialidade e violência, a práxis educativa se desenrola através de uma multiplicidade de fatores que, por vezes, encontram-se em posições tensionadas. Nesse sentido, faz-se necessário avançar em formações e repertórios que promovam uma educação linguística em língua inglesa de modo a, ao mesmo tempo, reconhecer o status da língua sem perder de vista os elementos interseccionais que a constituem.
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