A contribuição da Base Nacional Comum Curricular para o estudo das Fake News
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82134Palavras-chave:
BNCC, Fake News, Texto, LetramentosResumo
Este artigo tem como objetivo discutir algumas das principais noções que orientam e organizam o componente Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. No cerne da discussão, destacam-se as noções de texto e de letramento, ambas relacionadas ao debate atual acerca das fake news, conceito também discutido pelo documento e apresentado como importante fenômeno social a ser analisado em sala de aula. A reflexão se assenta em uma pesquisa bibliográfica, orientada por leituras e análises que permitem uma visão crítica sobre as questões em estudo. Na esteira das discussões, reconhecemos que as noções de texto, gênero discursivo e letramento adotadas pela Base Nacional Comum Curricular relacionam-se à perspectiva enunciativa-discursiva da linguagem, isto é, à ideia de linguagem como prática social. Desse modo, propomos que o ensino e a realização de atividades pedagógicas que visam desenvolver as competências e habilidades elencadas pelo documento, inclusive no que diz respeito às fake news, deverão guiar-se pelas implicações derivadas desses conceitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.