O trabalho docente no contexto do Estágio Supervisionado remoto: Reflexões de professoras de inglês para crianças em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82107

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ensino de inglês para crianças, Reflexões sobre o trabalho docente, Estágio supervisionado remoto.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as reflexões de professoras de língua inglesa para crianças (LIC) em formação inicial sobre o trabalho desenvolvido na disciplina de estágio supervisionado em contexto remoto. Para tanto, analisamos transcrições de sessões reflexivas nas quais as participantes produziram textos autoavaliativos em situação de pós-trabalho. A natureza desta pesquisa é qualitativa e de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), tendo como instrumento de geração de dados uma ferramenta que denominamos de ‘Roda da Satisfação’. O trabalho se ancora no quadro teórico-metodológico  do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007), sobretudo em sua vertente de estudos sobre as relações entre linguagem e trabalho docente (BRONCKART; MACHADO, 2004; MACHADO, 2007), dialogando com o campo da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004) e da formação de professores de LIC (TONELLI; CRISTOVÃO, 2010; TONELLI, 2016; CIRINO; DENARDI, 2019). Os resultados apontam que as alunas-professoras valorizam amplamente o estágio supervisionado, visto que este espaço promove a união de conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao ensino de LIC, viabilizando o desenvolvimento pessoal e profissional de professores em formação inicial. Esse aperfeiçoamento se constitui no coletivo de trabalho formado neste contexto, o qual é posto como fonte confiável de prescrições sobre o agir docente e como proporcionador da formulação de autoprescrições.

Biografia do Autor

Leticia Vidotti dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Doutora e mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

dos Santos, L. V., & Tonelli, J. R. A. (2021). O trabalho docente no contexto do Estágio Supervisionado remoto: Reflexões de professoras de inglês para crianças em formação inicial. Revista X, 16(6), 1632–1657. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82107

Edição

Seção

Artigos para número atemático