Representações sobre tecnologia em livros didáticos de inglês do PNLD para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82076Palavras-chave:
Representações, Tecnologia, Livro Didático de Inglês, PNLDResumo
As transformações que a tecnologia tem causado em diferentes setores da sociedade e na vida das pessoas repercutem no surgimento de variadas concepções e reflexões sobre ela. Tendo isso em vista, o presente artigo busca responder à seguinte pergunta: que representações sobre tecnologia têm sido construídas nos livros didáticos de inglês do PNLD para o Ensino Médio? A partir disso, serão observados quais conceitos de tecnologia foram utilizados nas páginas de abertura das unidades temáticas de livros da edição de 2018 e como eles se aproximam ou se distanciam. Também será analisado como essa temática tem sido trabalhada nos livros em relação ao ensino da língua. Com essa finalidade, serão utilizados como aporte teórico central estudos de Sancho (1998) sobre conceitos de tecnologia mais recorrentes na sociedade: artefatual, simbólica e organizativa; além de noções sobre Representações, A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord (1967) e A Ordem do Discurso de Michel Foucault (1970). Trata-se de uma pesquisa que se concentra no conteúdo das unidades como foram propostas pelos autores dos livros, mas que pode contribuir para promover uma utilização mais consciente desses materiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.