A influência da autonomia nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81456Palavras-chave:
Autonomia, Ensino de Língua Estrangeira, Pesquisa-açãoResumo
O objetivo deste artigo é realizar discussões a respeito de noções de autonomia para o contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e delimitar quem é o personagem autônomo e quais suas características principais. Por meio de análise bibliográfica, princípios da autonomia na aprendizagem são investigados, procurando compreender como essa é entendida e aplicada. Destaca-se ainda a importância do incentivo a uma cultura de autonomia nos processos de aprendizagem, por parte dos agentes desse processo, sendo eles alunos e professores. Discute-se a proposta de inclusão da pesquisa-ação e como esse projeto auxilia no desenvolvimento não somente de alunos, mas também de professores em processo de formação. Por fim, apresentamos uma experiência de como esses conceitos foram observados e suas propostas integradas aos estudantes do projeto Formação em Idiomas para Fins Acadêmicos, no primeiro e segundo módulo de língua japonesa. A experiência demonstra o imenso valor do desenvolvimento dos princípios de autonomia no contexto da pesquisa-ação tanto para os alunos de língua quanto para os professores em formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.