A influência da autonomia nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81456

Palavras-chave:

Autonomia, Ensino de Língua Estrangeira, Pesquisa-ação

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar discussões a respeito de noções de autonomia para o contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e delimitar quem é o personagem autônomo e quais suas características principais. Por meio de análise bibliográfica, princípios da autonomia na aprendizagem são investigados, procurando compreender como essa é entendida e aplicada. Destaca-se ainda a importância do incentivo a uma cultura de autonomia nos processos de aprendizagem, por parte dos agentes desse processo, sendo eles alunos e professores. Discute-se a proposta de inclusão da pesquisa-ação e como esse projeto auxilia no desenvolvimento não somente de alunos, mas também de professores em processo de formação. Por fim, apresentamos uma experiência de como esses conceitos foram observados e suas propostas integradas aos estudantes do projeto Formação em Idiomas para Fins Acadêmicos, no primeiro e segundo módulo de língua japonesa. A experiência demonstra o imenso valor do desenvolvimento dos princípios de autonomia no contexto da pesquisa-ação tanto para os alunos de língua quanto para os professores em formação.

Biografia do Autor

Flávio Ricardo Medina de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Área de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Sunamita Albino Miranda, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Licenciatura Letras Japonês

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Medina de Oliveira, F. R., & Albino Miranda, S. (2021). A influência da autonomia nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Revista X, 16(4), 1143–1159. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81456