Que tal uma pausa para um "Café Cultural"? Interculturalidade e (trans)formações de identidades de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81453

Palavras-chave:

Café Cultural, Identidades de Professores de Línguas, Interculturalidade, Falante Nativo

Resumo

Este artigo objetiva discutir (trans)formações identitárias de professores de línguas a partir de interações interculturais vivenciadas com falantes nativos de contextos culturais diversos. Para isso, tem como recorte experiências entre professores de inglês em formação inicial e falantes nativos dessa língua durante as edições de 2017 a 2020 do evento de extensão “Café Cultural” na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (Paraná). Este estudo, qualitativo e de cunho etnográfico, relaciona esse cenário empírico a concepções teóricas bakhtinianas de língua como discurso e prática social, de ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Franca (ILF) e o mito do “falante-nativo”, bem como de interculturalidade e translinguismo e de crenças e identidades docentes. Apresenta, como resultados iniciais, nossas percepções, como professoras-formadoras, sobre como determinadas interações no evento quebraram estereótipos e desmistificaram crenças, formando e transformando o modo como os professores participantes concebiam a língua inglesa e seus falantes nativos e como se identificavam enquanto docentes de inglês. O estudo ressalta, ainda, a importância da promoção de oportunidades de diálogo intercultural entre professores em formação e falantes nativos em busca da legitimação de linguascultura diversas em prol de uma educação em línguas cada vez mais ética e cidadã.

Biografia do Autor

Angela Maria Hoffmann Walesko, UFPR

Pprofessora adjunta no Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da UFPR desde 2016, onde coordena o projeto de extensão "Professores sem fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais" e desenvolve a pesquisa intitulada "Internacionalização, novas tecnologias e Formação Docente para a Educação do Século XXI". Também atuou na coordenação pedagógica do Núcleo de Inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras da UFPR (IsF -UFPR). Tem experiência na área de Educação e de Formação Continuada de professores, de orientação e avaliação de trabalhos científicos e de escrita e edição de materiais didáticos.

Catarina Portinho-Nauiack, UFPR

Professora no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação. Minsitra disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino - línguas anglo-germânicas. Coordenadora do Curso de Segunda Licenciatura Letras Alemão PARFOR. Atualemnte doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. Áreas de interesse são formação de professores, ensino híbrido e tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Walesko, A. M. H., & Portinho-Nauiack, C. (2021). Que tal uma pausa para um "Café Cultural"? Interculturalidade e (trans)formações de identidades de professores de línguas. Revista X, 16(4), 1120–1142. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81453