Análise do desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por brasileiros por meio de três métricas rítmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81413

Palavras-chave:

Aquisição Fonológica, Prosódia, Métricas Rítmicas, Instrução Explícita, Inglês-L2

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e discutir o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por aprendizes brasileiros por meio de três métricas rítmicas propostas para a classificação rítmica de línguas: ΔC–%V; Varcos; e PVIs. Foram analisados quatro corpora de produção oral. Cinco aprendizes brasileiros de inglês-L2 foram gravados lendo um texto em inglês no início do curso de Letras-Inglês, e mais uma vez quatro semestres depois, após terem cursado duas disciplinas de fonologia da língua inglesa. Eles também foram gravados lendo uma versão desse texto traduzida para o português. Além dos aprendizes, cinco falantes nativos de inglês norte-americano foram gravados lendo o mesmo texto em inglês. Sendo assim, o estudo também busca avaliar possíveis efeitos da instrução explícita de pronúncia sobre o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 dos aprendizes. Os resultados das três métricas posicionaram o português-L1 e o inglês-L1 em espaços rítmicos distintos, conforme previsto pela literatura; e posicionaram o inglês-L2 da primeira gravação distante tanto do inglês-L1 como do português-L1, e o inglês-L2 da gravação posterior próximo ao inglês-L1, sugerindo um percurso de desenvolvimento em direção à língua alvo, porém sem necessariamente partir dos padrões rítmicos da L1. Os resultados também indicam efeitos positivos do ensino explícito de pronúncia.

Biografia do Autor

Leonardo Antonio Silva Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ronaldo Mangueira Lima Jr., Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira (CELEST). É vice-coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2019-2020). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2. 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Teixeira, L. A. S., & Lima Jr., R. M. (2021). Análise do desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por brasileiros por meio de três métricas rítmicas. Revista X, 16(5), 1258–1292. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81413