Análise do desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por brasileiros por meio de três métricas rítmicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81413

Palabras clave:

Aquisição Fonológica, Prosódia, Métricas Rítmicas, Instrução Explícita, Inglês-L2

Resumen

O objetivo deste estudo é descrever e discutir o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por aprendizes brasileiros por meio de três métricas rítmicas propostas para a classificação rítmica de línguas: ΔC–%V; Varcos; e PVIs. Foram analisados quatro corpora de produção oral. Cinco aprendizes brasileiros de inglês-L2 foram gravados lendo um texto em inglês no início do curso de Letras-Inglês, e mais uma vez quatro semestres depois, após terem cursado duas disciplinas de fonologia da língua inglesa. Eles também foram gravados lendo uma versão desse texto traduzida para o português. Além dos aprendizes, cinco falantes nativos de inglês norte-americano foram gravados lendo o mesmo texto em inglês. Sendo assim, o estudo também busca avaliar possíveis efeitos da instrução explícita de pronúncia sobre o desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 dos aprendizes. Os resultados das três métricas posicionaram o português-L1 e o inglês-L1 em espaços rítmicos distintos, conforme previsto pela literatura; e posicionaram o inglês-L2 da primeira gravação distante tanto do inglês-L1 como do português-L1, e o inglês-L2 da gravação posterior próximo ao inglês-L1, sugerindo um percurso de desenvolvimento em direção à língua alvo, porém sem necessariamente partir dos padrões rítmicos da L1. Os resultados também indicam efeitos positivos do ensino explícito de pronúncia.

Biografía del autor/a

Leonardo Antonio Silva Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ronaldo Mangueira Lima Jr., Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira (CELEST). É vice-coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2019-2020). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2. 

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Teixeira, L. A. S., & Lima Jr., R. M. (2021). Análise do desenvolvimento do ritmo do inglês-L2 por brasileiros por meio de três métricas rítmicas. Revista X, 16(5), 1258–1292. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81413