O ensino como trabalho: reflexões sobre a dimensão prescritiva do ensino de análise linguística em documentos oficiais

Autores

  • Francisco Rafael Mota de Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Mônica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79541

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Trabalho prescrito, Documentos oficiais

Resumo

Compreender a disciplina escolar Língua Portuguesa requer não só dominar os conhecimentos de tal campo, mas mobilizá-los com outros aspectos da prática educativa, incluindo as recomendações de documentos oficiais. Entendidos como textos que prescrevem o trabalho docente, esses documentos constituem política oficial de Estado direcionando a práxis pedagógica de modo a atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, este artigo reflete sobre a dimensão prescritiva do componente curricular Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais a partir da discussão sobre como os documentos oficiais recomendam o ensino de Análise Linguística. Para isso, fundamentados no conceito de trabalho prescrito (CLOT, 2007, 2013; MACHADO, 2002) e nas discussões sobre ensino de gramática/análise linguística (MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2011), analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as concepções de língua/linguagem e os objetivos para o ensino de Análise Linguística. Uma confrontação dos dois documentos mostrou que por serem guiados por uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, eles confluem em muitos pontos sobre o ensino de Análise Linguística a partir de uma vertente que toma a língua em função de seus usos sociais, permitindo uma configuração do ensino de português alicerçado numa visão dialógica de linguagem, cujas práticas didáticas devem contribuir para a ampliação dos letramentos dos estudantes.

Biografia do Autor

Francisco Rafael Mota de Sousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística  da Universidade Federal do Ceará.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística  da Universidade Federal do Ceará .

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Sousa, F. R. M. de, Serafim, M. de S., & Ribeiro, P. B. (2021). O ensino como trabalho: reflexões sobre a dimensão prescritiva do ensino de análise linguística em documentos oficiais. Revista X, 16(3), 798–821. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79541

Edição

Seção

Artigos para número atemático