A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: Refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79528Palavras-chave:
Formação Inicial, Ensino Remoto, Desafios, Propostas.Resumo
O ano de 2020 trouxe consigo uma transformação na realidade mundial. A chegada de uma pandemia modificou a maneira de viver de todas as pessoas. Na área da educação, a maioria dos profissionais, sem uma preparação ou formação prévia, precisou se reinventar, fazendo uso das mais diversas tecnologias para seguir trabalhando. O cenário pandêmico na educação evidenciou lacunas na formação tecnológica de grande parte dos professores, o que nos motivou a refletir sobre a situação daqueles que se encontram neste momento em formação inicial docente. Com o propósito de conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores em formação inicial com o ensino remoto e propor sugestões ancoradas na literatura existente para mitigar/superar alguns dos desafios apresentados, contamos com um corpus composto por 20 relatos de experiência com o ensino remoto emergencial, escritos por alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A presente pesquisa busca, por meio da análise dos relatos destes sujeitos, investigar como os alunos estagiários têm vivenciado o ensino remoto, quais desafios têm sido enfrentados, bem como propor sugestões, a partir de publicações existentes, de práticas que podem auxiliar a superar/mitigar tais desafios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.