A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: Refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79528

Palavras-chave:

Formação Inicial, Ensino Remoto, Desafios, Propostas.

Resumo

O ano de 2020 trouxe consigo uma transformação na realidade mundial. A chegada de uma pandemia modificou a maneira de viver de todas as pessoas. Na área da educação, a maioria dos profissionais, sem uma preparação ou formação prévia, precisou se reinventar, fazendo uso das mais diversas tecnologias para seguir trabalhando. O cenário pandêmico na educação evidenciou lacunas na formação tecnológica de grande parte dos professores, o que nos motivou a refletir sobre a situação daqueles que se encontram neste momento em formação inicial docente. Com o propósito de conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores em formação inicial com o ensino remoto e propor sugestões ancoradas na literatura existente para mitigar/superar alguns dos desafios apresentados, contamos com um corpus composto por 20 relatos de experiência com o ensino remoto emergencial, escritos por alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A presente pesquisa busca, por meio da análise dos relatos destes sujeitos, investigar como os alunos estagiários têm vivenciado o ensino remoto, quais desafios têm sido enfrentados, bem como propor sugestões, a partir de publicações existentes, de práticas que podem auxiliar a superar/mitigar tais desafios.

Biografia do Autor

Marina Cavalcanti Tavares Clemente, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutoranda em  LA pela  mesma instituição

 

Glenda Demes da Cruz, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará

Professora Assistente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Clemente, M. C. T., & Cruz, G. D. da. (2021). A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: Refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis. Revista X, 16(3), 703–727. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79528

Edição

Seção

Artigos para número atemático