Análise crítica do discurso multimodal de representações de professores/as em capas de revistas nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79499

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Multimodalidade, Mídia, Professores/as.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre representações imagéticas e verbais de professores/as em capas das revistas Veja, Carta Capital e Nova Escola a partir de conceitos e categorias de análise da gramática do design visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (2006) e da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1992; 2015[1985]). O objetivo principal é analisar as representações construídas sobre professores/as e revelar os sentidos produzidos, além de evidenciar discursos dominantes e marginais presentes nas publicações. A análise multimodal revelou que as representações dos/as professores/as na capa e na matéria da revista Veja estão voltadas para uma tentativa de responsabilizar principalmente esses/as profissionais pelo fracasso ou sucesso dos/as alunos/as. Em contrapartida, as revistas Carta Capital e Nova Escola tratam a temática expondo a desvalorização dessa profissão e os principais problemas enfrentados pelos/as professores/as brasileiros/as. Dessa forma, os resultados sugerem que as publicações se mostraram comprometidas com suas linhas editoriais, utilizando recursos semióticos que revelaram os posicionamentos ideológicos em seus discursos.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Fábio Alexandre Silva Bezerra é Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e PhD em Linguística pela University of Sydney. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde colidera o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq). Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se os estudos identitários em perspectivas transviada e interseccional, os estudos descoloniais, a análise crítica do discurso multimodal, os multiletramentos e a formação docente.

Tammara Thaís de Sousa Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Tammara Thaís de Sousa Oliveira é licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Silva Bezerra, F. A., & de Sousa Oliveira, T. T. (2021). Análise crítica do discurso multimodal de representações de professores/as em capas de revistas nacionais. Revista X, 16(3), 742–772. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79499

Edição

Seção

Artigos para número atemático