Análise crítica do discurso multimodal de representações de professores/as em capas de revistas nacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79499Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Multimodalidade, Mídia, Professores/as.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre representações imagéticas e verbais de professores/as em capas das revistas Veja, Carta Capital e Nova Escola a partir de conceitos e categorias de análise da gramática do design visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (2006) e da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1992; 2015[1985]). O objetivo principal é analisar as representações construídas sobre professores/as e revelar os sentidos produzidos, além de evidenciar discursos dominantes e marginais presentes nas publicações. A análise multimodal revelou que as representações dos/as professores/as na capa e na matéria da revista Veja estão voltadas para uma tentativa de responsabilizar principalmente esses/as profissionais pelo fracasso ou sucesso dos/as alunos/as. Em contrapartida, as revistas Carta Capital e Nova Escola tratam a temática expondo a desvalorização dessa profissão e os principais problemas enfrentados pelos/as professores/as brasileiros/as. Dessa forma, os resultados sugerem que as publicações se mostraram comprometidas com suas linhas editoriais, utilizando recursos semióticos que revelaram os posicionamentos ideológicos em seus discursos.
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