A complexa relação entre modernidade e capitalismo: uma visão descolonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78186Palavras-chave:
Capitalismo, Colonialidade, Modernidade, Patriarcado, RacismoResumo
Este ensaio trata da relação histórica entre modernidade e capitalismo, assim como das possibilidades para um horizonte de transformação que supere as tradicionais concepções binárias de ver e estar no mundo. Ao contrário do que expõe a esquerda ocidentalizada, propõe-se aqui uma visão crítica decolonial dessa relação. A partir da presente intervenção teórica, discutem-se as consequências políticas de ver a modernidade como um projeto civilizatório ou entendê-la como uma possiblidade entre outras. Por meio dele, portanto, pretendemos estudar de que modo e sob quais categorias conceituamos a relação entre modernidade e capitalismo, um assunto chave para o debate político contemporâneo. Pretendemos pensar em um projeto “transmoderno” que reconheça o colonialismo em sua dimensão subjetiva como requisito para um verdadeiro projeto de descolonização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.