“Já pode ir?”: Primeiras imagens da língua alemã entre estudantes de alemão para fins profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77295Palavras-chave:
Ensino de Língua para Fins Profissionais, Alemão como Língua Estrangeira, Métodos Visuais.Resumo
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif;} O presente trabalho é um recorte de uma investigação, de base qualitativa e com enfoque interpretativo, com um grupo de enfermeiros que aprendem a língua alemã para fins profissionais, na qual examinamos seus desenhos com o intuito de perceber quais imagens do idioma alemão eles possuem. Neste primeiro momento, discutimos o ensino de línguas para fins profissionais, com base em Kuhn (2007) e Prikoszovits (2017) e fundamentamos a concepção do curso em questão de alemão para a área da enfermagem. Por fazermos uso de métodos visuais como procedimento metodológico, ocupamo-nos da reflexão dos diferentes sentidos dos conceitos de imagem e representação (BOHUNOVSKY, 2005; COELHO; SIMÕES, 2017; DIAS, 2007) e do desenho como objeto de análise (MELO-PFEIFER; SIMÕES, 2017). Analisamos três produções visuais, levando em conta não só os ícones presentes, bem como expressões verbais que os acompanham e também comentários feitos pelos aprendizes ao exibirem suas ilustrações. Na análise pudemos perceber que as imagens da língua alemã podem ser interpretadas a partir de três categorias: i) a língua enquanto imagem cultural associada a um único país; ii) língua como objeto de ensino-aprendizagem e de sucesso profissional e, iii) língua enquanto objeto afetivo e de projeção pessoal. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif;}
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