Desvelando a paixão pelo ensino de professores de inglês em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77263Palavras-chave:
Formação Inicial, Ensino de inglês, Paixão.Resumo
A formação de docentes de línguas enfrenta vários desafios, entre eles, a pouca atratividade da carreira. Sendo assim, o desejo de ensinar é uma das principais formas através das quais os professores expressam sua paixão e, por isso, uma emoção essencial à promoção de um ensino efetivo (DAY, 2004; 2009). Na Linguística Aplicada no Brasil, ainda não existem estudos sobre a paixão dos professores de inglês pelo seu ofício. Com isso, este trabalho investigou como se constitui a paixão pelo ensino em um grupo de oito professores de inglês em formação inicial, estagiários em um curso de extensão de uma universidade federal mineira. O referencial teórico se pautou em pesquisas relativas ao estudo das emoções no ensino de línguas (BARCELOS, 2015; ZEMBYLAS, 2005) e à paixão pelo ensino (DAY, 2004; 2009; CARBONNEAU et al., 2008; MART, 2013). Os dados foram coletados através de (1) questionários abertos, (2) entrevistas e (3) narrativas visuais e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os participantes sentem paixão pelo ensino, haja vista manifestarem desejo de ensinar, gosto pelo inglês, emoções positivas e cuidado e comprometimento ao se engajarem em sua prática docente em seus contextos de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.