Desvelando a paixão pelo ensino de professores de inglês em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77263

Palavras-chave:

Formação Inicial, Ensino de inglês, Paixão.

Resumo

A formação de docentes de línguas enfrenta vários desafios, entre eles, a pouca atratividade da carreira. Sendo assim, o desejo de ensinar é uma das principais formas através das quais os professores expressam sua paixão e, por isso, uma emoção essencial à promoção de um ensino efetivo (DAY, 2004; 2009). Na Linguística Aplicada no Brasil, ainda não existem estudos sobre a paixão dos professores de inglês pelo seu ofício. Com isso, este trabalho investigou como se constitui a paixão pelo ensino em um grupo de oito professores de inglês em formação inicial, estagiários em um curso de extensão de uma universidade federal mineira. O referencial teórico se pautou em pesquisas relativas ao estudo das emoções no ensino de línguas (BARCELOS, 2015; ZEMBYLAS, 2005) e à paixão pelo ensino (DAY, 2004; 2009; CARBONNEAU et al., 2008; MART, 2013). Os dados foram coletados através de (1) questionários abertos, (2) entrevistas e (3) narrativas visuais e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os participantes sentem paixão pelo ensino, haja vista manifestarem desejo de ensinar, gosto pelo inglês, emoções positivas e cuidado e comprometimento ao se engajarem em sua prática docente em seus contextos de ensino.

Biografia do Autor

Jamylla Barbosa Moreira Silva, Secretaria de Estado de Educação- Minas Gerais.

Professora de inglês Escola Estadual Dr Raimundo Alves Torres.Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (2015); Mestrado em Letras, com ênfase em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa; pesquisa na área de Linguística Aplicada (2018). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Emoções e identidade de professres de inglês me formação inicial.

Ana Maria Ferreira Barcelos, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Teaching English As a Second Language - The University Of Alabama (2000) e pós-doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Carleton, Ottawa, Canada (2009). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Crenças Sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, crenças de alunos sobre ensino e aprendizagem de inglês, emoções no ensino de línguas, e a relação entre crenças, identidades e emoções. É autora de vários livros e coletâneas sobre crenças no ensino e aprendizagem de linguas, dentre eles, Beliefs about SLA: New research approaches, com Paula Kalaja, da editora Kluwer/Springer, 2003; e mais recentemente, Beliefs, Agency and Identity in Foreign Language Learning and Teaching, com Paula Kalaja, Maria Ruohotie-Lyhty, e Mari Aro, pela editora Palgrave/MacMIllan, 2016.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Silva, J. B. M., & Barcelos, A. M. F. (2021). Desvelando a paixão pelo ensino de professores de inglês em formação inicial. Revista X, 16(2), 381–408. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77263