ESCOLA POLONESA E A ‘PRAKTYKA EDUKACYJNA / PEDAGOGICZNA’ (PRÁTICA EDUCATIVA/PEDAGÓGICA) NO SUL DO PARANÁ (1914)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76856

Palavras-chave:

Escolas Isoladas Étnicas, Práticas Educativas, Cultura Polonesa.

Resumo

Vários grupos imigrantes de diferentes etnias povoaram a região sul do Brasil, no final do século XIX e início do Século XX. Os poloneses estabeleceram-se no município de Cruz Machado, no sul do estado do Paraná, no ano de 1911. Os primeiros anos de povoamento exigiram dessas pessoas muito esforço para vencer as adversidades. Construíram suas casas, a igreja e a escola. Essa pesquisa propõe-se a investigar a organização escolar inicial, permeada pela cultura polonesa advinda da Europa. Justifica-se o estudo tendo em vista que esses grupos criaram formas de organização social, entre elas a escola, que os mantinham unidos e os auxiliavam na manutenção da identidade cultural. O estudo tem por objetivo descrever a trajetória da Escola Polonesa da comunidade de Sant´Ana (Cruz Machado – PR), fundada em 1914, atendida pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, resgatando dados sobre a fundação, funcionamento, organização didático pedagógica, entre outros, até aproximadamente a década de 1980. Utiliza de pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, com pesquisa de campo por meio de análise documental e entrevistas. A investigação tem como base teórica a História Cultural e utiliza estudos sobre a imigração polonesa de Wachowicz (2001) e sobre Cultura Escolar (JULIA, 2001).

Biografia do Autor

Daniele Krul, Unespar

Academica Daniele Krul do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Krul, D., & Klein, R. B. (2020). ESCOLA POLONESA E A ‘PRAKTYKA EDUKACYJNA / PEDAGOGICZNA’ (PRÁTICA EDUCATIVA/PEDAGÓGICA) NO SUL DO PARANÁ (1914). Revista X, 15(6), 323–340. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76856