“MIŁO MI PANA POZNAĆ” (MUITO PRAZER) ... ESCOLA MULTISSERIADA DA LINHA POLONESA - UMA ORGANIZAÇÃO ÉTNICA DO INÍCIO DO SÉCULO XX (MUNICÍPIO DE CRUZ MACHADO – PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76847Palavras-chave:
Escolarização do Imigrante, Práticas Educativas, Cultura EscolarResumo
A Escola Presidente Costa e Silva da Linha Polonesa, criada no ano de 1970, área rural do Município de Cruz Machado (PR), foi organizada por descendentes dos primeiros imigrantes poloneses, que chegaram a região no início do século XX. Essas escolas, na modalidade multisseriada, perduraram por longo tempo em áreas rurais distantes dos grandes centros e, algumas delas, alcançaram o século XXI. A criação dessa instituição, na Linha Polonesa, teve como proposta oferecer ensino público às crianças da pequena comunidade local. A pesquisa teve por objetivo resgatar dados de fundação e funcionamento do espaço escolar destacando as práticas educativas vivenciadas na instituição. Justifica-se o estudo pelo fato dessas escolas isoladas e multisseriadas serem um espaço de escolarização destinado ao meio rural brasileiro, no sul do país, em pequenas e longínquas comunidades. Utiliza-se de pesquisa descritiva, bibliográfica, exploratória e pesquisa de campo através da história e memória oral. O referencial teórico que norteia essa investigação pauta-se nos estudos sobre imigração polonesa de Renk (2013) e nos estudos sobre cultura escolar de Julia (2001).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.