MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE TALIAN COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76820Palavras-chave:
Ensino de Línguas, Linguística Aplicada, Material DidáticoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um material didático para o ensino de Talian como língua de herança (ORTALE, 2016) no Brasil. O Talian é falado em alguns estados brasileiros cuja imigração foi predominantemente da região do Vêneto, Itália. A produção do material didático está ligada ao CEVEP (Centro de Estudos Vênetos no Paraná), grupo de pesquisa que tem como objetivo principal a salvaguarda dessa língua e dessa cultura. A fundamentação teórica subjacente ao material está associada à abordagem por tarefas (ELLIS, 2003) e à abordagem intercultural (FREIRE, 1992, 1993, 2001). Neste artigo serão apresentadas também algumas especificidades desse material, como por exemplo: a presença dos falantes das comunidades do Paraná como participantes na produção de todos os textos orais e escritos; o contexto de utilização do material e seu público-alvo. Além disso, vamos descrever algumas etapas da elaboração das unidades didáticas que fazem parte do material.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.