MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE TALIAN COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76820

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Linguística Aplicada, Material Didático

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um material didático para o ensino de Talian como língua de herança (ORTALE, 2016) no Brasil. O Talian é falado em alguns estados brasileiros cuja imigração foi predominantemente da região do Vêneto, Itália. A produção do material didático está ligada ao CEVEP (Centro de Estudos Vênetos no Paraná), grupo de pesquisa que tem como objetivo principal a salvaguarda dessa língua e dessa cultura. A fundamentação teórica subjacente ao material está associada à abordagem por tarefas (ELLIS, 2003) e à abordagem intercultural (FREIRE, 1992, 1993, 2001). Neste artigo serão apresentadas também algumas especificidades desse material, como por exemplo: a presença dos falantes das comunidades do Paraná como participantes na produção de todos os textos orais e escritos; o contexto de utilização do material e seu público-alvo. Além disso, vamos descrever algumas etapas da elaboração das unidades didáticas que fazem parte do material.

Biografia do Autor

Luciana Lanhi Balthazar, UFPR

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, área italiano

 

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Balthazar, L. L., & Perin Santos, J. M. (2020). MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE TALIAN COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO BRASIL. Revista X, 15(6), 859–882. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76820