Open Journal Systems

MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE TALIAN COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO BRASIL

Luciana Lanhi Balthazar, Jovania Maria Perin Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um material didático para o ensino de Talian como língua de herança (ORTALE, 2016) no Brasil. O Talian é falado em alguns estados brasileiros cuja imigração foi predominantemente da região do Vêneto, Itália. A produção do material didático está ligada ao CEVEP (Centro de Estudos Vênetos no Paraná), grupo de pesquisa que tem como objetivo principal a salvaguarda dessa língua e dessa cultura. A fundamentação teórica subjacente ao material está associada à abordagem por tarefas (ELLIS, 2003) e à abordagem intercultural (FREIRE, 1992, 1993, 2001). Neste artigo serão apresentadas também algumas especificidades desse material, como por exemplo: a presença dos falantes das comunidades do Paraná como participantes na produção de todos os textos orais e escritos; o contexto de utilização do material e seu público-alvo. Além disso, vamos descrever algumas etapas da elaboração das unidades didáticas que fazem parte do material.

Palavras-chave


Ensino de Línguas; Linguística Aplicada; Material Didático

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76820