A TRADIÇÃO ROMÂNTICA NAS GUIRLANDAS PARANAENSES DE TADEUSZ MILAN (GRZYBCZYK)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76805Palavras-chave:
Tadeusz Milan Grzybczyk, Wianki Parańskie, Romantismo, Tradição RomânticaResumo
O objeto do presente artigo é a análise do papel da tradição romântica no drama Guirlandas paranaenses (Curitiba, 1921) de Tadeusz Milan Grzybczyk (1885-1961) – publicista e poeta de expressão polonesa que chegou ao Brasil em 1904 e aqui viveu até sua morte. A obra Guirlandas paranaenses está repleta de referências à poesia romântica polonesa; é a ilustração da crença sobre a missão patriótica da poesia, um fragmento peculiar de um épico que mostra a história do “espírito” da nação polonesa; apresenta uma longa série de heróis nacionais e exibe o caráter especial do mundo representado, no qual motivos realistas coexistem com a esfera de fenômenos fantásticos e sobrenaturais. Em Guirlandas paranaenses, Milan Grzybczyk apresenta-se como um guardião da identidade polonesa, poeta-professor da história polonesa e propagador dos mitos nacionais. A ideia de independência da nação polonesa se entrelaça aqui com o postulado da liberdade individual e da irmandade inter-humana, bem como com a descrição da beleza da natureza brasileira e esperanças ligadas à nova pátria.
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