AS TRADIÇÕES ALIMENTARES DOS IMIGRANTES POLONESES EM CURITIBA (PR) E REGIÃO METROPOLITANA: SEU LEGADO ÉTNICO E SUA POTENCIALIDADE TURÍSTICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76802Palavras-chave:
Tradições Alimentares, Cultura Polonesa, Turismo Gastronômico, Patrimônio GastronômicoResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as tradições alimentares dos imigrantes poloneses e seus descendentes, como parte do patrimônio cultural desse grupo étnico, e dialogar com o potencial uso desse legado cultural como mecanismo de contribuição para a formação de atrativos turísticos para a cidade de Curitiba - PR e sua região metropolitana. Para este trabalho, foi utilizada uma revisão bibliográfica exploratória em referências que tratam da imigração e identidade cultural do imigrante polonês na região, além de contribuições de referenciais do turismo para o embasamento técnico. No decorrer do trabalho, é possível observar alguns elementos da imigração e fixação dos poloneses na região de Curitiba - PR, como o fato de terem sido alocados às margens da cidade, que atrapalharam o seu potencial turístico. Entretanto, é observado que esses problemas podem ser resolvidos através da adaptação a rotas turísticas do tipo rural, onde se pode trabalhar com as comunidades locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.