Desenvolvimento de um metatexto didático para alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.75007

Palavras-chave:

Metatexto didático, Ensino de língua materna, Aprendizagem situada, Leitura

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de desenvolvimento de metatexto didático à luz dos pressupostos sociocognitivistas da linguagem e discutir como as questões desse metatexto revelam uma interseção entre teoria e prática. Para tais reflexões, discutimos questões importantes no que tange ao conceito de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), bem como ao de atividade didática como metatexto à luz de Costa, Monteiro e Alves (2016) e à ideia de leitura como um sistema complexo (FRANCO, 2011). Construímos uma atividade a partir do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, voltada a alunos do 1º ano do ensino médio. Selecionamos sete questões, bem como o texto introdutório, para analisar os processos envolvidos no desenvolvimento desse metatexto. Intencionamos, com o desenvolvimento desse metatexto, estimular a leitura de um texto literário dentro da perspectiva de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), em que todos os elementos, linguísticos e extralinguísticos servirão de base à construção de sentidos, induzindo a autonomia do aluno em sala de aula. Desse modo, espera-se que o ensino de língua materna não proporcione somente o desenvolvimento de habilidades linguísticas e estruturais, mas que também revele questões cognitivas do discente em face à emergência de sentidos mais amplos.

Biografia do Autor

Francisca Natália Leite Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do curso de Linguística Aplicada do programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisco Ismael Araújo Rebouças, Universidade Estadual do Caerá

Graduado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará.

Luiz Eleildo Pereira Alves, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do curso de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente substituto dessa instituição.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Leite Lopes, F. N., Araújo Rebouças, F. I., & Pereira Alves, L. E. (2021). Desenvolvimento de um metatexto didático para alunos do Ensino Médio. Revista X, 16(3), 861–883. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.75007

Edição

Seção

Artigos para número atemático