Desenvolvimento de um metatexto didático para alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.75007Palavras-chave:
Metatexto didático, Ensino de língua materna, Aprendizagem situada, LeituraResumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de desenvolvimento de metatexto didático à luz dos pressupostos sociocognitivistas da linguagem e discutir como as questões desse metatexto revelam uma interseção entre teoria e prática. Para tais reflexões, discutimos questões importantes no que tange ao conceito de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), bem como ao de atividade didática como metatexto à luz de Costa, Monteiro e Alves (2016) e à ideia de leitura como um sistema complexo (FRANCO, 2011). Construímos uma atividade a partir do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, voltada a alunos do 1º ano do ensino médio. Selecionamos sete questões, bem como o texto introdutório, para analisar os processos envolvidos no desenvolvimento desse metatexto. Intencionamos, com o desenvolvimento desse metatexto, estimular a leitura de um texto literário dentro da perspectiva de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), em que todos os elementos, linguísticos e extralinguísticos servirão de base à construção de sentidos, induzindo a autonomia do aluno em sala de aula. Desse modo, espera-se que o ensino de língua materna não proporcione somente o desenvolvimento de habilidades linguísticas e estruturais, mas que também revele questões cognitivas do discente em face à emergência de sentidos mais amplos.
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