LÍNGUA PORTUGUESA E SÍNDROME DE DOWN NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO E INCLUSÃO

Autores

  • Paloma Winter Graduanda em Letras - Português e Inglês pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Feliz. Bolsista do Pibid em 2018 e 2019. Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio e Língua Inglesa no Ensino Fundamental (séries finais). https://orcid.org/0000-0001-6066-0500
  • Andrea Jessica Borges Monzón Instituto Federal do Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0003-2265-2985

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, Síndrome de Down, Letramento, Inclusão, Estratégias Pedagógicas Inclusivas.

Resumo

O presente estudo buscou compreender o contexto educacional multifacetado de um aluno com Síndrome de Down (SD) inserido em uma turma de 9o ano, na disciplina de Língua Portuguesa, sob as óticas do letramento (SOARES, 2009) e do desenvolvimento linguístico (VYGOSTKY, 1984). O objetivo foi investigar como se dá a aprendizagem de um sujeito com SD nas aulas de Língua Portuguesa, no âmbito das séries finais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, para este estudo de caso, primeiramente foram realizadas observações de aulas de Língua Portuguesa na turma do aluno com SD. Em uma segunda etapa, foram elaborados roteiros para a realização de entrevistas semiestruturadas com a professora de Língua Portuguesa e com a monitora. Os resultados demonstraram a importância do uso de estratégias didático-pedagógicas que atendam à turma como um todo, mas que também sejam planejadas atividades voltadas especificamente para as necessidades do sujeito com SD. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se estratégias didático-pedagógicas, que podem ser utilizadas e/ou adaptadas por professores de Língua Portuguesa para alunos com SD. Conclui-se salientando a relevância do desenvolvimento das potencialidades de alunos com SD, tornando seu ensino-aprendizado de Língua Portuguesa mais significativo, além de contribuir para sua inclusão escolar e social.

Biografia do Autor

Andrea Jessica Borges Monzón, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Letras pela UNICAMP (1998), Mestrado em Linguística pela UFSCar (2008) e Doutorado em Letras pelas UFRGS (2017). Desde 2010, é professora de Inglês e Português no IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Campus Feliz. Anteriormente, foi professora de línguas na educação básica e escolas de idiomas. É membro do GELCORP-SUL (Grupo de Estudos em Linguística de Corpus do Sul), TERMISUL (Projeto Terminológico Cone Sul) e do CELinA (Conjunto de Estudos em Linguagens e Artes). Tem especial interesse por estudos acerca de ensino-aprendizagem de línguas, terminologia pedagógica, lexicografia pedagógica, inglês para propósitos específicos, leitura em LE, letramentos, Linguística de Corpus e estudos do léxico.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Winter, P., & Monzón, A. J. B. (2020). LÍNGUA PORTUGUESA E SÍNDROME DE DOWN NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO E INCLUSÃO. Revista X, 15(7), 163–185. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/74981

Edição

Seção

Artigos para número atemático