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LÍNGUA PORTUGUESA E SÍNDROME DE DOWN NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO E INCLUSÃO

Paloma Winter, Andrea Jessica Borges Monzón

Resumo


O presente estudo buscou compreender o contexto educacional multifacetado de um aluno com Síndrome de Down (SD) inserido em uma turma de 9o ano, na disciplina de Língua Portuguesa, sob as óticas do letramento (SOARES, 2009) e do desenvolvimento linguístico (VYGOSTKY, 1984). O objetivo foi investigar como se dá a aprendizagem de um sujeito com SD nas aulas de Língua Portuguesa, no âmbito das séries finais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, para este estudo de caso, primeiramente foram realizadas observações de aulas de Língua Portuguesa na turma do aluno com SD. Em uma segunda etapa, foram elaborados roteiros para a realização de entrevistas semiestruturadas com a professora de Língua Portuguesa e com a monitora. Os resultados demonstraram a importância do uso de estratégias didático-pedagógicas que atendam à turma como um todo, mas que também sejam planejadas atividades voltadas especificamente para as necessidades do sujeito com SD. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se estratégias didático-pedagógicas, que podem ser utilizadas e/ou adaptadas por professores de Língua Portuguesa para alunos com SD. Conclui-se salientando a relevância do desenvolvimento das potencialidades de alunos com SD, tornando seu ensino-aprendizado de Língua Portuguesa mais significativo, além de contribuir para sua inclusão escolar e social.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa; Síndrome de Down; Letramento; Inclusão; Estratégias Pedagógicas Inclusivas.

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