OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS – O PNLD LITERÁRIO 2018
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74935Palabras clave:
Critérios de Seleção, Literatura Infantil, PNLD Literário.Resumen
Este artigo tem como objeto de estudo e análise o processo de avaliação e seleção de obras literárias do Programa Nacional do Livro Didático e do Material do Livro Didático (PNLD) 2018 – Literário, um programa de promoção da leitura realizado pelo MEC que distribuiu acervos de livros de literatura infantil para bibliotecas e turmas dos anos iniciais. Nosso objetivo é apresentar e discutir os critérios de avaliação e seleção utilizados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, a partir de dados quantitativos coletados por meio de questionários e análise qualitativa das respostas. Para isto, buscamos em fontes documentais como o edital e guia online e em referenciais bibliográficos os fundamentos que contribuem para a contextualização do programa, a descrição do processo de avaliação e seleção dos livros, a discussão dos critérios usados pela equipe do MEC e pelos professores, assim como equívocos em todo o processo seletivo. De modo geral, os resultados parciais apontam problemas na divulgação e orientação sobre o programa e a escolha das obras, incongruências na seleção dos professores e critérios controversos para a seleção de obras literárias.
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