OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS – O PNLD LITERÁRIO 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74935

Palavras-chave:

Critérios de Seleção, Literatura Infantil, PNLD Literário.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo e análise o processo de avaliação e seleção de obras literárias do Programa Nacional do Livro Didático e do Material do Livro Didático (PNLD) 2018 – Literário, um programa de promoção da leitura realizado pelo MEC que distribuiu acervos de livros de literatura infantil para bibliotecas e turmas dos anos iniciais. Nosso objetivo é apresentar e discutir os critérios de avaliação e seleção utilizados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, a partir de dados quantitativos coletados por meio de questionários e análise qualitativa das respostas. Para isto, buscamos em fontes documentais como o edital e guia online e em referenciais bibliográficos os fundamentos que contribuem para a contextualização do programa, a descrição do processo de avaliação e seleção dos livros, a discussão dos critérios usados pela equipe do MEC e pelos professores, assim como equívocos em todo o processo seletivo. De modo geral, os resultados parciais apontam problemas na divulgação e orientação sobre o programa e a escolha das obras, incongruências na seleção dos professores e critérios controversos para a seleção de obras literárias.

Biografia do Autor

Ana Magally Pereira de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em letras português pela UFPB. Participou do Programa de Iniciação à docência (PIBID) entre o período de 2018-2020, coordenado pelo Prof. DR. Henrique Miguel de Lima Silva. Atualmente faz parte do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), na pesquisa “Da seleção ao ato de ler: Os livros do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) 2018 Literário Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Coordenado pela Prof. Dra. Daniela Maria Segabinazi. No qual investiga o programa citado, bem como os critérios de seleção das obras literárias Infanto Juvenis utilizados pelos professores de rede Municipal do município de João Pessoa que participaram do processo de escolha. Além disso, faz parte do Projeto de extensão (PROBEX) Cultura Literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, coordenado pela Prof. Dra. Daniela Maria Segabinazi, no qual produz contações de histórias para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, e exposições literárias para toda a comunidade  de um escola localizada na cidade de João Pessoa.

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário e formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Freitas, A. M. P. de, Pereira, I. N. da C., & Segabinazi, D. M. (2020). OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS – O PNLD LITERÁRIO 2018. Revista X, 15(7), 597–617. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74935

Edição

Seção

Artigos para número atemático