PEDAGOGIA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS: ENTRE AS QUALIDADES DISCURSIVAS, MACROPROPOSIÇÕES E REGULARIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74546Palabras clave:
Qualidades Discursivas, Sequência Narrativa, Macroproposição Narrativa, Educação Linguística.Resumen
A proposta temática deste artigo reside no diálogo que ele empreende entre os postulados sobre a produção de textos de Guedes (1994; 2009) - cuja proposta reside na elaboração de uma pedagogia da escrita baseada na produção de e na reflexão sobre narração, descrição e dissertação, com vistas ao desenvolvimento de qualidades discursivas, nomeadamente: unidade temática, concretude, questionamento e objetividade - e os postulados teóricos sobre o texto de Adam (2019), especialmente no que se refere ao protótipo da sequência narrativa. Com vistas a situar a presente discussão no quadro maior das pesquisas acadêmicas sobre produção de texto, o artigo apresenta um breve estado da arte de pesquisas que tratam da categoria “qualidades discursivas”, em seguida, empreende duas análises de texto, procurando observar, na análise 1, o comportamento de qualidades discursivas do texto dissertativo desde o ponto de vista de suas relações, procedimentos e recursos textuais de coesão e, na análise 2, as possíveis relações entre qualidades discursivas do texto narrativo e macroproposições narrativas. Por fim, o artigo considerou o diálogo empreendido produtivo, tanto em termos de novas possibilidades de análise textual e discursiva, como em termos da construção de possibilidades outras em educação linguística e em pedagogia da escrita.
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