PROJETOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas, no curso de Letras Português/Inglês, de uma Universidade Pública no Norte do Paraná. Considerando as discussões sobre as modalidades de Estágio Supervisionado e a relevância de projetos nessa etapa (PIMENTA; LIMA, 2018), foi desenvolvido um projeto de intervenção no estágio visando a realização de oficinas em escolas públicas. As bases teórico-metodológicas que fundamentaram o trabalho foram os pressupostos da pedagogia de projetos de letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2008; SOUZA; OLIVEIRA, 2017) e de sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, BARROS, 2012; GUIMARÃES; KERSCH, 2015; BARROS; STORTO, 2017; STRIQUER; OLIVEIRA, 2017; BARROS; STRIQUER; STORTO, 2018). Com base nos resultados desta experiência, foi possível verificar a contribuição do projeto de intervenção no estágio tanto para formação docente dos acadêmicos de Letras quanto para as escolas, campo social de estágio.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73885