PROJETOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73885

Palabras clave:

Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa, Formação Docente, Projeto de Intervenção, Projetos de Letramento.

Resumen

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas, no curso de Letras Português/Inglês, de uma Universidade Pública no Norte do Paraná. Considerando as discussões sobre as modalidades de Estágio Supervisionado e a relevância de projetos nessa etapa (PIMENTA; LIMA, 2018), foi desenvolvido um projeto de intervenção no estágio visando a realização de oficinas em escolas públicas. As bases teórico-metodológicas que fundamentaram o trabalho foram os pressupostos da pedagogia de projetos de letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2008; SOUZA; OLIVEIRA, 2017) e de sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, BARROS, 2012; GUIMARÃES; KERSCH, 2015; BARROS; STORTO, 2017; STRIQUER; OLIVEIRA, 2017; BARROS; STRIQUER; STORTO, 2018). Com base nos resultados desta experiência, foi possível verificar a contribuição do projeto de intervenção no estágio tanto para formação docente dos acadêmicos de Letras quanto para as escolas, campo social de estágio.

Biografía del autor/a

Jakeline Semechechem, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora e mestre em Letras, na área de Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa de Ensino-aprendizagem de Línguas, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, no Centro de Formação de Professores (CFP/BA). 

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Semechechem, J. (2020). PROJETOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS. Revista X, 15(7), 635–665. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73885