PROJETOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73885Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa, Formação Docente, Projeto de Intervenção, Projetos de Letramento.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um trabalho desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas, no curso de Letras Português/Inglês, de uma Universidade Pública no Norte do Paraná. Considerando as discussões sobre as modalidades de Estágio Supervisionado e a relevância de projetos nessa etapa (PIMENTA; LIMA, 2018), foi desenvolvido um projeto de intervenção no estágio visando a realização de oficinas em escolas públicas. As bases teórico-metodológicas que fundamentaram o trabalho foram os pressupostos da pedagogia de projetos de letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2008; SOUZA; OLIVEIRA, 2017) e de sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, BARROS, 2012; GUIMARÃES; KERSCH, 2015; BARROS; STORTO, 2017; STRIQUER; OLIVEIRA, 2017; BARROS; STRIQUER; STORTO, 2018). Com base nos resultados desta experiência, foi possível verificar a contribuição do projeto de intervenção no estágio tanto para formação docente dos acadêmicos de Letras quanto para as escolas, campo social de estágio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

