CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA O ENSINO DE LEITURA: O CONCEITO DE INTERDISCURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73851

Palabras clave:

Análise do Discurso, Interdiscurso, Ensino de Leitura.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo central relacionar a noção de interdiscurso ao ensino de leitura, revisitando conceitos que sustentam as bases teóricas da Análise do Discurso, além de realizar uma transposição didática para o ensino de leitura, seguindo as etapas de uma aula pautada na concepção sociopsicolinguística de leitura (BRAGGIO, 1992). Para tanto, basear-nos-emos no quadro teórico da Análise do Discurso de orientação francesa com o intuito de realizar a análise de um cartoon e de uma peça publicitária, e, posteriormente, propor questões de leitura que tenham como entrada no texto o conceito de interdiscurso (MAINGUENEAU, 1997), (CHARADEAU; MAINGUENEAU, 2008). As reflexões traçadas nesse estudo demonstram que a Análise do Discurso pode contribuir para a formação de leitores críticos na medida em que essa área do conhecimento nos proporciona dispositivos de análise que nos possibilita trazer à tona reflexões que ultrapassem o limite da superfície textual.

Biografía del autor/a

Karla Maria Marques Peixoto, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceara e professora do Departemento de Letras da Universidade Estadual do Piauí

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2005) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, leitura, ensino, educação e ensino fundamental.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Peixoto, K. M. M., & Serafim, M. de S. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA O ENSINO DE LEITURA: O CONCEITO DE INTERDISCURSO. Revista X, 15(7), 377–401. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73851

Número

Sección

Artigos para número atemático