Open Journal Systems

CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA O ENSINO DE LEITURA: O CONCEITO DE INTERDISCURSO

Karla Maria Marques Peixoto, Mônica de Souza Serafim

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central relacionar a noção de interdiscurso ao ensino de leitura, revisitando conceitos que sustentam as bases teóricas da Análise do Discurso, além de realizar uma transposição didática para o ensino de leitura, seguindo as etapas de uma aula pautada na concepção sociopsicolinguística de leitura (BRAGGIO, 1992). Para tanto, basear-nos-emos no quadro teórico da Análise do Discurso de orientação francesa com o intuito de realizar a análise de um cartoon e de uma peça publicitária, e, posteriormente, propor questões de leitura que tenham como entrada no texto o conceito de interdiscurso (MAINGUENEAU, 1997), (CHARADEAU; MAINGUENEAU, 2008). As reflexões traçadas nesse estudo demonstram que a Análise do Discurso pode contribuir para a formação de leitores críticos na medida em que essa área do conhecimento nos proporciona dispositivos de análise que nos possibilita trazer à tona reflexões que ultrapassem o limite da superfície textual.

Palavras-chave


Análise do Discurso; Interdiscurso; Ensino de Leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73851