INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA TRANSLÍNGUE: PARÂMETROS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70827

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino Superior, Translinguagem, Formação Crítica de Professores de Línguas, Linguística Aplicada Crítica.

Resumo

Na contemporaneidade, quando as práticas sociais são dinâmicas e fluidas, a interação acontece de maneira complexa por intermédio não apenas de línguas, mas também por meio de recursos semióticos e multimodais. Nesse contexto, a internacionalização da educação destaca-se moldando as trocas interacionais e interculturais. Neste artigo, estabelecemos, a partir de parâmetros e proposições de pesquisas advindas da Linguística Aplicada Crítica (LAC), uma relação entre os construtos teóricos de internacionalização e de translinguagem, no sentido de conectá-los à formação crítica de professores de línguas. Acreditamos que as discussões apresentadas possam provocar reflexões nos professores de línguas sobre como atuar criticamente na educação linguística em contexto de internacionalização a fim de contribuírem com a formação de alunos globalmente competentes.

Biografia do Autor

Lauro Sérgio Machado Pereira, IFNMG UnB

Professor de Língua Inglesa do IFNMG e Doutourando em Linguística pela UnB.

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília/Brasília/Brasil.

Renata Mourão Guimarães, IFB UnB

Professora de Língua Espanhola do IFB e Doutoranda em Linguística pela UnB.

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

Pereira, L. S. M., Silva, K. A. da, & Guimarães, R. M. (2020). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA TRANSLÍNGUE: PARÂMETROS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista X, 15(1), 202–226. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70827