INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA TRANSLÍNGUE: PARÂMETROS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70827Palavras-chave:
Internacionalização, Ensino Superior, Translinguagem, Formação Crítica de Professores de Línguas, Linguística Aplicada Crítica.Resumo
Na contemporaneidade, quando as práticas sociais são dinâmicas e fluidas, a interação acontece de maneira complexa por intermédio não apenas de línguas, mas também por meio de recursos semióticos e multimodais. Nesse contexto, a internacionalização da educação destaca-se moldando as trocas interacionais e interculturais. Neste artigo, estabelecemos, a partir de parâmetros e proposições de pesquisas advindas da Linguística Aplicada Crítica (LAC), uma relação entre os construtos teóricos de internacionalização e de translinguagem, no sentido de conectá-los à formação crítica de professores de línguas. Acreditamos que as discussões apresentadas possam provocar reflexões nos professores de línguas sobre como atuar criticamente na educação linguística em contexto de internacionalização a fim de contribuírem com a formação de alunos globalmente competentes.
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