PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM COMENTÁRIOS DE MEMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69480

Palavras-chave:

Comentários de memes, Formação de professores, Preconceito linguístico, Variação e mudança linguística.

Resumo

Este artigo analisa o preconceito linguístico em comentários de memes em uma página presente na rede social Facebook. Como fundamentação teórica, segue-se a Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008 [1972]) e discute-se a noção de preconceito linguístico a partir de trabalhos de Bagno (2002; 2007; 2009a; 2009b; 2017), Calvet (2002), dentre outros, incluindo sua presença nos ciberespaços (BEZERRA; PIMENTEL, 2016; RADTKE, 2017; ROMANO; PEREIRA, 2017). Ressaltamos a importância das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) no que tange a essa temática para o ensino de língua portuguesa. Por meio da análise de 100 dados, evidenciamos o preconceito linguístico de forma mais evidente em 44 comentários, mesmo sendo a página voltada a professores e profissionais da área da educação. A partir desta pesquisa, explicitamos a relevância do conteúdo de variação e mudança linguística na formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa, a fim de combater o preconceito linguístico, muitas vezes pautado em um ensino tradicional de gramática normativa.

Biografia do Autor

Mayara do Rocio Lima Gaspar, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda bolsista CAPES (Processo 88887.483938/2020-00) do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Letras – Português/Espanhol pela UEPG. E-mail para contato: mayllyma@gmail.com. ORCID: orcid.org/0000-0002-2175-2987.

Márcia Cristina do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Docente adjunta vinculada ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG. Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos e Licenciada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE). Realizou Estágio no Exterior durante o Doutorado na Newcastle University e Pós-Doutorado na University College London (UCL). E-mail para contato: mccarmo@uepg.br. ORCID: orcid.org/0000-0003-0546-7622.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Gaspar, M. do R. L., & do Carmo, M. C. (2020). PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM COMENTÁRIOS DE MEMES. Revista X, 15(3), 72–100. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69480

Edição

Seção

Artigos para número atemático