ENTRE SONHOS E DEVANEIOS: O ESPAÇO COMO COMPONENTE FUNDAMENTAL NAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS

Autores

  • Livia Maria Rosa Soares Professora IFMA Doutoranda UERN
  • Antonia Marly Moura da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68663

Resumo

Este artigo objetiva analisar a importância do espaço na construção de sentidos na narrativa fantástica, tomando como exemplo o conto Onírico de Caio Fernando Abreu. A partir da análise desse conto, podemos ver como o autor transporta para o seu texto questões que afetam o sujeito pós-moderno, especialmente as relacionadas às relações humanas muitas vezes marcadas por laços frágeis e inconsistentes. Dessa forma, nesta narrativa, o fantástico e o insólito atuam para representar a realidade cotidiana e a fragilidade das relações humanas. Nosso suporte teórico será desenvolvido a partir das ideias de Roas (2012), Ceserani (2006), Gama-Khalil (2012), Borges Filho (2007), Brandão (2013), entre outros.

Biografia do Autor

Livia Maria Rosa Soares, Professora IFMA Doutoranda UERN

Professora IFMA - Campus Pedreiras

Doutoranda em Letras UERN

Antonia Marly Moura da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Pós-Doutorado em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal (2017), Doutorado em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2001), Mestrado em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade de São Paulo (1993), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988). É Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, docente colaborador no Mestrado e no Doutorado em Letras/PPGL, docente permanente do Mestrado em Ciências da Linguagem/PPCL, desta instituição. É líder do Grupo de Estudos da Literatura e suas Interfaces Críticas (GELINTER) e membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: o conto brasileiro contemporâneo, a ficção de João Guimarães Rosa, o conto fantástico brasileiro.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Soares, L. M. R., & Moura da Silva, A. M. (2019). ENTRE SONHOS E DEVANEIOS: O ESPAÇO COMO COMPONENTE FUNDAMENTAL NAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS. Revista X, 14(6), 143–156. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68663

Edição

Seção

Artigos para número atemático