RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC NO ENSINO DE ESCRITA EM AULAS DE INGLÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68638

Palabras clave:

Ensino de escrita, Inglês, Mediação, TIC.

Resumen

Este trabalho busca relatar uma experiência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em uma aula de inglês, ministrada em uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande (PB), para uma turma de nível avançado, que tinha como proposta inicial utilizar um recurso digital para a construção do conhecimento e ressignificação do ensino de escrita em Língua Inglesa, assim como responder ao seguinte questionamento: como se dá o uso de um aplicativo digital no ensino de escrita em aulas de inglês de uma escola de idiomas? Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de procedimentos alinhados à pesquisa-ação. Para a geração de dados foram feitos registros das aulas ministradas em um diário de bordo e das interações entre aluno(s)-professora realizadas através do WhatsApp. A análise dos dados obtidos está fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky apresentada por Figueiredo (2019) e em Valente (2013), Ribeiro (2018) e Souza e Santos (2018) sobre o uso das tecnologias no ensino. Os resultados apontam que o uso da TIC escolhida proporcionou possibilidades de interação significativas e se mostrou útil na/para a construção do conhecimento, por meio da mediação do professor.

Biografía del autor/a

Camila Brito Cavacacanti Capozzoli, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Letras - Inglês pela UFCG e Mestranda em Ensino de Línguas e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG.

Publicado

2019-12-28

Cómo citar

Capozzoli, C. B. C. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC NO ENSINO DE ESCRITA EM AULAS DE INGLÊS. Revista X, 14(6), 128–142. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68638

Número

Sección

Artigos para número atemático