RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC NO ENSINO DE ESCRITA EM AULAS DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68638Palavras-chave:
Ensino de escrita, Inglês, Mediação, TIC.Resumo
Este trabalho busca relatar uma experiência do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em uma aula de inglês, ministrada em uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande (PB), para uma turma de nível avançado, que tinha como proposta inicial utilizar um recurso digital para a construção do conhecimento e ressignificação do ensino de escrita em Língua Inglesa, assim como responder ao seguinte questionamento: como se dá o uso de um aplicativo digital no ensino de escrita em aulas de inglês de uma escola de idiomas? Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de procedimentos alinhados à pesquisa-ação. Para a geração de dados foram feitos registros das aulas ministradas em um diário de bordo e das interações entre aluno(s)-professora realizadas através do WhatsApp. A análise dos dados obtidos está fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky apresentada por Figueiredo (2019) e em Valente (2013), Ribeiro (2018) e Souza e Santos (2018) sobre o uso das tecnologias no ensino. Os resultados apontam que o uso da TIC escolhida proporcionou possibilidades de interação significativas e se mostrou útil na/para a construção do conhecimento, por meio da mediação do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

