UM OLHAR INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVO SOBRE UM PROGRAMA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.68075Palavras-chave:
Internacionalização, Mobilidade internacional, Paraná Fala Idiomas, Políticas linguísticasResumo
Ações de políticas linguísticas voltadas para comunidades acadêmicas universitárias de todo o país vêm recebendo crescente atenção na última década. No Paraná, o programa Paraná Fala Idiomas (PFI) tem ofertado cursos de línguas estrangeiras a alunos, docentes e agentes universitários das Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais desde 2013. Os benefícios potenciais esperados com o programa parecem estar explicitamente voltados para o processo de internacionalização das IES envolvidas. Neste artigo, busco identificar, sob uma perspectiva interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; BRONCKART; MACHADO, 2004), as razões e finalidades para a criação do programa explicitadas no texto de apresentação divulgado no website oficial da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), bem como os papéis atribuídos a cada protagonista encontrado no discurso analisado. A análise permite constatar que a internacionalização das IES do Paraná se faz presente tanto no plano motivacional quanto no plano da intencionalidade do programa O Paraná Fala Idiomas.
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