COMPREENDENDO INGLÊS NAS AULAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: LETRAMENTO CRÍTICO COM TEMAS ENFOCANDO ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.66715Palabras clave:
Letramento Crítico, Estereótipos e Preconceitos, Compreensão Oral e Escrita, Língua Inglesa, Projeto de ExtensãoResumen
O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita de alunos do nível básico do curso de inglês oferecido no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A principal teoria utilizada foi a perspectiva do Letramento Crítico (JANKS, 2013, 2014; LUKE e FREEBODY, 1999; MCLAUGHLIN e DEVOOGD, 2004). A metodologia qualitativa desenvolvida foi a pesquisa-ação (BURNS, 2010; TRIPP, 2005). Os resultados apontam um desenvolvimento significativo da compreensão oral e escrita dos alunos por meio das aulas e atividades temáticas, além do desenvolvimento da consciência crítica, provocado a partir da criação de espaços e oportunidades para que os alunos pudessem se colocar, em língua inglesa, sobre as questões envolvendo estereótipos e preconceitos. Os dados revelam a importância e a possibilidade da articulação entre a perspectiva do letramento crítico e o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

