COMPREENDENDO INGLÊS NAS AULAS DO PROJETO DE EXTENSÃO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: LETRAMENTO CRÍTICO COM TEMAS ENFOCANDO ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.66715Palavras-chave:
Letramento Crítico, Estereótipos e Preconceitos, Compreensão Oral e Escrita, Língua Inglesa, Projeto de ExtensãoResumo
O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita de alunos do nível básico do curso de inglês oferecido no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A principal teoria utilizada foi a perspectiva do Letramento Crítico (JANKS, 2013, 2014; LUKE e FREEBODY, 1999; MCLAUGHLIN e DEVOOGD, 2004). A metodologia qualitativa desenvolvida foi a pesquisa-ação (BURNS, 2010; TRIPP, 2005). Os resultados apontam um desenvolvimento significativo da compreensão oral e escrita dos alunos por meio das aulas e atividades temáticas, além do desenvolvimento da consciência crítica, provocado a partir da criação de espaços e oportunidades para que os alunos pudessem se colocar, em língua inglesa, sobre as questões envolvendo estereótipos e preconceitos. Os dados revelam a importância e a possibilidade da articulação entre a perspectiva do letramento crítico e o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
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