RESENHA - ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2012.

Autores

  • Beatriz Sant'Ana da Silva
  • Lavínia Miranda Maia dos Santos
  • Fernando Zolin-Vesz

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.66702

Resumo

Em tempos em que parece aflorar toda forma de discriminação, seja relacionada à cor da pele, à orientação sexual, à identidade de gênero ou à procedência de determinados grupos sociais, o livro Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, apresenta salutar discussão ao abordar a construção histórica dos diversos preconceitos geográficos no Brasil, principalmente em relação ao povo nordestino. Como o próprio autor define, preconceito de origem geográfica está relacionado ao pertencimento a certo território, espaço ou lugar considerado inferior, atrasado, subdesenvolvido, além de estar ligado a relações de poder que criam diferenças e desigualdades, quer nos campos econômico, político e militar, quer nos campos cultural, social e religioso.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

da Silva, B. S., dos Santos, L. M. M., & Zolin-Vesz, F. (2019). RESENHA - ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2012. Revista X, 14(3), 311–314. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.66702