RESENHA - ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2012.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.66702Resumo
Em tempos em que parece aflorar toda forma de discriminação, seja relacionada à cor da pele, à orientação sexual, à identidade de gênero ou à procedência de determinados grupos sociais, o livro Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, apresenta salutar discussão ao abordar a construção histórica dos diversos preconceitos geográficos no Brasil, principalmente em relação ao povo nordestino. Como o próprio autor define, preconceito de origem geográfica está relacionado ao pertencimento a certo território, espaço ou lugar considerado inferior, atrasado, subdesenvolvido, além de estar ligado a relações de poder que criam diferenças e desigualdades, quer nos campos econômico, político e militar, quer nos campos cultural, social e religioso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.