VISIBILIDADE LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR ENTRE OS DISCURSOS DE ÓDIO, ACEITAÇÃO E RESPEITO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66079Palavras-chave:
Neoliberalismo, Mídias de massa, Homossexualidades, Educação em LI, Formação docenteResumo
RESUMO: Esta pesquisa busca entrelaçar três conceitos-chave na sociedade contemporânea com a educação linguística (MONTE MÓR, 2018, FERRAZ, 2016, 2018), a saber: o neoliberalismo (BIANCHETTI, 1996), as mídias de massa e a(s) homossexualidade(s). Embora possam parecer conceitos distantes, propomos que sejam entendidos como discursos e práticas que se entrecruzam e influenciam enormemente a educação linguística. Desse modo, brevemente discorremos sobre a doxa neoliberal e suas influências e consequências na educação, tecendo algumas considerações sobre o neoliberalismo e a sexualidade (homossexualidade). Posteriormente, refletimos sobre como algumas mídias de massa colaboram com uma recente “aceitação” (e não necessariamente respeito) da homossexualidade na sociedade brasileira. Como exemplo, problematizamos a presença de personagens gays e lésbicas em duas telenovelas brasileiras. Por fim, apontamos para alguns desafios que a formação de professores de línguas deve enfrentar se deseja incluir os temas da homofobia, diferença e respeito em suas agendas, buscando responder às seguintes questões: A formação docente deve incluir esses temas em suas agendas ou deve deixá-los (como se tem feito) para outras áreas do conhecimento? O que o formador pode fazer em suas aulas no que tange às diferenças raciais, sexuais e de gêneros, principalmente quando elas emergem de suas próprias aulas? Interessa às comunidades LGBTQIA+ uma visibilidade da aceitação?
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