VISIBILIDADE LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR ENTRE OS DISCURSOS DE ÓDIO, ACEITAÇÃO E RESPEITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66079

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Mídias de massa, Homossexualidades, Educação em LI, Formação docente

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa busca entrelaçar três conceitos-chave na sociedade contemporânea com a educação linguística (MONTE MÓR, 2018, FERRAZ, 2016, 2018), a saber: o neoliberalismo (BIANCHETTI, 1996), as mídias de massa e a(s) homossexualidade(s). Embora possam parecer conceitos distantes, propomos que sejam entendidos como discursos e práticas que se entrecruzam e influenciam enormemente a educação linguística. Desse modo, brevemente discorremos sobre a doxa neoliberal e suas influências e consequências na educação, tecendo algumas considerações sobre o neoliberalismo e a sexualidade (homossexualidade). Posteriormente, refletimos sobre como algumas mídias de massa colaboram com uma recente “aceitação” (e não necessariamente respeito) da homossexualidade na sociedade brasileira. Como exemplo, problematizamos a presença de personagens gays e lésbicas em duas telenovelas brasileiras. Por fim, apontamos para alguns desafios que a formação de professores de línguas deve enfrentar se deseja incluir os temas da homofobia, diferença e respeito em suas agendas, buscando responder às seguintes questões: A formação docente deve incluir esses temas em suas agendas ou deve deixá-los (como se tem feito) para outras áreas do conhecimento? O que o formador pode fazer em suas aulas no que tange às diferenças raciais, sexuais e de gêneros, principalmente quando elas emergem de suas próprias aulas? Interessa às comunidades LGBTQIA+ uma visibilidade da aceitação?

Biografia do Autor

Daniel de Mello Ferraz, Universidade de São Paulo

Docente no Departamente do Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e LIterários em Inglês

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Ferraz, D. de M. (2019). VISIBILIDADE LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR ENTRE OS DISCURSOS DE ÓDIO, ACEITAÇÃO E RESPEITO. Revista X, 14(4), 200–221. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66079