INCLUSÃO, INTERAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM CEGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66061

Palavras-chave:

Inclusão, Interação, Ensino-Aprendizagem, Cegueira.

Resumo

Existem alguns documentos oficias, tais como o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade(2003 a 2007), o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial – modalidade à distância(2010) (MELLO, 2011), o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais(2005 a 2008), entre outros, que trazem orientações aos docentes de diversas áreas do conhecimento, em específico no trato com a comunidade cega ou de baixa visão, mas as lacunas científicas e legais (ainda) permanecem. Portanto, este trabalho visa um debate crítico-reflexivo acerca do processo de ensino-aprendizagem de deficientes visuais, baseados nas questões de inclusão e de interação que subjazem este processo. Dessa forma, serão relatadas duas experiências com ensino-aprendizagem para cegos: uma vivida no âmbito de um projeto intitulado English for Blinds;e a outra no Curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Piauí, na modalidade EAD, no polo de Canto do Buriti, a serem mediadas pela literatura pertinente da área, a fim de que dialogue com o relato aqui exposto.

Biografia do Autor

Sweder Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras/Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná - PPGL/UFPR. Participa dos Grupos de Pesquisa em: Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/UnB/CNPq); Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos (GPTD/UNICENTRO/CNPq); e Línguas Estrangeiras Modernas (GPLEM/UFPR/CNPq).

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí/Universidade de Brasília.

Graduado em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialista em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) e em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI. Atualmente, é Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), Professor e Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e Professor Assistente A da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Souza, S., & do Nascimento, J. F. (2019). INCLUSÃO, INTERAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM CEGOS. Revista X, 14(4), 322–339. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66061