DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65814

Palavras-chave:

educação infantil bilíngue, ensino de línguas adicionais, formação de professores

Resumo

É perceptível socialmente e retratado em estudos o aumento do interesse pela língua inglesa como meio de comunicação para inclusão no mundo globalizado, bem como a oferta de seu ensino para crianças, assim como a importância de desenvolver uma competência intercultural na infância, a partir do contato com outra língua (FERNANDEZ; RINALDI, 2009). Neste contexto, realizamos uma pesquisa documental, partindo de Garcia (2009), discutimos  brevemente o contexto da Educação Bilíngue sob um olhar heteroglóssico, mais condizente com o século XXI. Autores como Santos (2006) e Rocha (2006) apontam sobre a falta de respostas satisfatórias sobre a formação do profissional que pode/deve ministrar aulas de línguas adicionais para crianças. Fundamentando em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Letras e Pedagogia, os PPCs dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, além da BNCC da Educação Infantil, levantamos e problematizamos o cenário da Formação de professores da Educação Infantil Bilíngue. Propomos a discussão de novos programas de formação, a partir da análise e defendemos a importância de que os mesmos incorporem em seus objetivos, a formação do profissional de línguas adicionais que passa a atuar junto ao público infantil.

Biografia do Autor

Marielly Faria, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, pela Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis-GO. Bolsista Fapeg. E-mail: mariellyps@gmail.com.

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás

Professora efetiva (RTIDP) na Universidade Estadual de Goiás, campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas desde 2004.  Desenvolve pesquisas sobre o letramento digital, a formação do professor de línguas estrangeiras/adicionais, o processo de ensino-aprendizagem de inglês e o uso de tecnologias digitais. É co-coordenadora do grupo de estudos INTEGRA  e é vice-líder do grupo de pesquisa ELEL, cadastrado no CNPq. E-mail: barbrasabota@gmail.com

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

Faria, M., & Sabota, B. (2019). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE. Revista X, 14(5), 244–264. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.65814